Serviços

Instituto Natura chega à Argentina, ao México e ao Chile

Redação,
02/12/2020 | 19h12

Argentina, México e Chile são os primeiros países escolhidos para a chegada do Instituto Natura na América Hispânica. Ao lado de governos e do terceiro setor, o Instituto contribuirá para a criação e execução de políticas públicas que visam gerar benefícios para a educação local, promovendo mudanças positivas na experiência de aprendizagem, além de colaborar com o desenvolvimento educacional da rede de consultores e consultoras de beleza atuantes nesses países. A previsão é de que, até o final de 2021, a organização também esteja presente na Colômbia e no Peru.

O Instituto Natura é uma organização sem fins lucrativos que há dez anos contribui para melhoria da educação pública no Brasil, realizando ações focadas em alfabetização na idade certa, qualidade da aprendizagem no ensino médio, articulação com esfera pública e terceiro setor para impulsionar agendas educacionais e incentivo à educação das consultoras. Em 2019, o Instituto já impactou cerca de 22 estados, 1,8 mil municípios, 1,6 mil escolas, 14 mil professores e 957 mil alunos com suas iniciativas.

No evento online de lançamento do instituto na América Hispânica, a Natura divulgou os resultados da pesquisa As Chaves da Educação, uma análise comparativa que buscou compreender quais são as “chaves” para melhorar a educação na América Latina em larga escala. O estudo contou com o apoio do próprio Instituto Natura e foi desenvolvido por Axel Rivas, Diretor da Escola de Educação da Universidade de San Andrés (UDESA); e pelo Centro de Investigação Aplicada em Educação San Andrés (CIAESA), na Argentina.

Ao lado de uma equipe de 16 pesquisadores, Axel analisou 486 sistemas educativos. Assim, foi realizada uma seleção de 12 casos de seis países descentralizados: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. No formato de livro, o estudo procurou identificar sistemas de educação que evoluíram de forma consistente e sustentável nos últimos 15 anos, apontando quais foram as medidas utilizadas para alcançar esses resultados.

Para contribuir financeiramente com a causa, a Natura possui a linha Crer Para Ver, pela qual as Consultoras de Beleza Natura se mobilizam, abrindo mão do lucro proveniente dos produtos da linha, e todo recurso arrecadado é revertido para as iniciativas de transformação educacional promovidas pelo Instituto Natura, cooperando para uma sociedade mais justa, próspera e solidária. Em 2019, mais de 1 milhão de consultoras e consultores Natura venderam pelo menos um produto da linha Crer Para Ver, arrecadando R$38,7 milhões no Brasil e R$16,9 milhões na América Hispânica.

Atuação no Brasil

O Instituto Natura foi criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em Educação já feitos pela Natura desde 1995 com a linha Natura Crer Para Ver. Suas iniciativas estão focadas em quatro compromissos: alfabetização, ensino médio, articulação das agendas prioritárias da educação e educação e mobilização para as Consultoras de Beleza Natura.

No âmbito da alfabetização, o instituto se aliou à Fundação Lemann e à Associação Bem Comum com o objetivo de apoiar estados para que, conjuntamente com os municípios dos territórios, por meio do regime de Colaboração, possibilitem um salto no número de alunos alfabetizados até os sete anos de idade. Nesta parceria oferecemos suporte técnico e apoio às secretarias estaduais de Educação, para que os estados, em regime de colaboração com seus municípios, possam desenvolver políticas públicas com foco na alfabetização das crianças. A inciativa já contribui com a educação de alunos do último ano da Educação Infantil e dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental em 9 estados brasileiros.

Já o apoio à expansão de políticas de Ensino Médio Integral, estimula que as redes públicas estaduais possam implementar e expandir essas escolas, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social. Essa iniciativa é realizada em parceria com Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e está presente em 20 estados brasileiros.

O Instituto também se compromete a impulsionar as agendas prioritárias da educação por meio da articulação com a esfera pública e o terceiro setor. Essa iniciativa está conectada às sete prioridades da agenda do Educação Já!, iniciativa suprapartidária liderada pelo Todos Pela Educação.

Além disso, oferece oportunidades de educação para as líderes e consultoras de beleza Natura e seus familiares, com objetivo central de desenvolver integralmente esse grupo, apoiando a ampliação de sua visão de mundo, promovendo seu engajamento cidadão e possibilitando a autonomia dessa rede de pessoas. Para mais informações, acesse: www.institutonatura.org