Carnaval

Destaques

Notícias

Saúde

Infectologista alerta para prevenção da Covid e ISTs durante o Carnaval

Genilson Coutinho,
08/02/2024 | 00h02

O Carnaval reúne milhões de pessoas, de várias partes do mundo, pelas ruas de todo o Brasil. Em virtude disso, cuidados com a saúde são necessários para evitar que a diversão se torne um problema. O infectologista e consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, indica que a prevenção é o melhor caminho, principalmente com relação a doenças infecciosas ou infectocontagiosas, como a Covid-19, e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“Neste período de festas, temos mais contatos com as pessoas, inclusive de outros países, o que aumenta o risco de transmissibilidade, principalmente por vírus como a SARS-CoV-2, que tem a transmissão aérea por meio de gotículas. Por isso, manter a vacinação em dia é importante para evitar possíveis complicações graves provocadas pela doença”, alerta o especialista, acrescentando que a imunização contra a Covid-19 está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com relação às ISTs, o médico alerta os foliões sobre a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais, inclusive durante o sexo oral. “É muito comum que, por conta das bebidas em excesso nessas festas, as pessoas acabam se descuidando e deixando a camisinha de lado, o que é o perigo. Por isso, ter o preservativo em mãos é essencial, tanto para os homens como para as mulheres”, afirma.

O consultor do Sabin lembra ainda que, em grandes festas populares, como o Carnaval, os governos estaduais e municipais fazem campanhas de orientação e de distribuição gratuita de camisinhas e de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com o uso de medicamentos para evitar a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Além disso, os órgãos de saúde fazem a testagem de IST, HIV/ Aids e hepatites. “Paralelamente ao uso do preservativo, é importante fazer os testes para detecção de doenças. Desta forma, o indivíduo pode iniciar logo o tratamento, evitando complicações das ISTs”, pontua Bastos.

Sobre o Grupo Sabin

Referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje, conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende a mais de 7 milhões de clientes por ano, em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.