Comportamento

Social

III Mostra de filmes com temática LGBT integram a Semana da Diversidade em Salvador

Genilson Coutinho,
17/09/2014 | 13h09

Hoje eu quero voltar sozinho1

Com o objetivo de ampliar o conceito de identidade e debater temáticas e direitos para a comunidade LGBT, o GGB traz pela terceira vez para Salvador a parceria com o Festival MixBrasil, que busca criar um mercado e formar profissionais para difundir cultura e produzir entretenimento sob o ponto de vista gay.

Nos dias 18 e 19 de setembro, integrando a III Semana da Diversidade, a capital baiana irá receber a III Mostra de Cinema da Diversidade na Saladearte Cinema do Museu, a partir das 19h.

A mostra é uma seleção de filmes feitas por André Fischer e João Federici, organizadores do Festival de Cinema Mix Brasil, em São Paulo, que trazem um recorte da última edição em 2013, resultando em dois programas de curtas e 02 longas.

Serão exibidas nos dois dias da Mostra, vinhetas cedidas pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DSTS/AIDS e Hepatites Virais, de Brasília.

Com entrada gratuita, durante os dois dias serão exibidos 12 filmes, entre curtas e longas.

São Paulo em Hi-Fi (2)

O MixBrasil, festival que acontece há mais de 20 anos e baseia-se em turnês cinematográficas que dialogam com a comunidade gay, roda em torno de 40 cidades pelo país e já participou de mais de 30 festivais no exterior.

Na quinta-feira (18), será exibido o longa metragem Hoje eu quero voltar sozinho, produção brasileira de Diana Almeida, com direção do Daniel Ribeiro, baseado no curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho” (Lacuna Filmes). O filme que traz no elenco nomes como Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim, retrata a história de Leonardo, um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com sua melhor amiga, Giovana, e sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.

Além do longa serão exibidos 6 curtas metragens, entre eles “24h com Carolina”, “Aja por instinto”, “O amor que não ousa dizer seu nome”, “O melhor amigo”, “O pacote”, e “Os sobreviventes”.

Já na sexta-feira (19), a Mostra traz o premiado longa metragem brasileiro São Paulo em Hi-Fi, com direção de Lufe Steffen. O documentário apresenta histórias das noites gays em São Paulo nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Fazendo uma viagem no passado, os personagens mostram as histórias das dançarinas e transformistas que se apresentavam nas famosas casas noturnas que marcaram época e tudo o que elas tiveram que passar, como a imposição da ditadura e a famosa explosão da Aids.

Na mesma noite também serão exibidos 4 curtas metragens, entre eles “Laio”, “Linda, uma história horrível”, “Retrato invisível”, e “Rótulo”.

A realização da III Semana da Diversidade Cultural é do GGB e do Grupo Quimbanda Dudu, com patrocínio da Bahiatursa, Prefeitura de Salvador e apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), Justiça, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e site Dois Terços.

Serviço:

III Mostra de Filmes da Diversidade – Festival MixBrasil (São Paulo)

Data: 18 e 19 de setembro

Horário: a partir das 19h

Local: Saladearte Cinema do Museu

Endereço: Av. Sete de Setembro 2195 – Corredor da Vitória – Museu Geológico

Gratuito

(Fotos: Divulgação)