Saúde

Ida ao dentista segue sendo adiada pelos baianos

Redação,
08/09/2021 | 20h09
(Foto: Divulgação)

Mesmo com a retomada parcial das atividades habituais por conta da pandemia, a ida regular ao dentista segue sendo adiada por boa parte da população, o que tem preocupado profissionais que atuam na área. “Sempre escutamos falar que ‘prevenir é melhor do que remediar’ e na área da odontologia não é diferente. Somente os procedimentos preventivos são capazes de evitar tratamentos indesejados e até mesmo dolorosos, como lesões de cáries, inflamações gengivais, fraturas e perdas dentárias”, explica dra. Ananda Bahia (@dra.anandabahia / @clinicadantasbahia), cirurgiã-dentista.

Mesmo com os cuidados de rotina adotados em casa como uma boa higiene oral – escovação dos dentes e uso do fio dental de forma regular – existem medidas que só podem ser feitas por um dentista. Como, por exemplo, a consulta inicial – que tem como objetivo diagnosticar a presença de alterações bucais (cárie dentária, inflamações, desgastes dentários de forma precoce, lesões, etc.) e realizar procedimentos preventivos (profilaxias, raspagens dentárias, aplicação tópica de flúor e exames radiográficos).

Vale salientar que os protocolos de biossegurança já faziam parte da rotina dos atendimentos odontológicos e por conta da pandemia foram reforçados.

Sorrir Bem +

Para facilitar a realização de uma rotina de higiene bucal adequada, Dra. Ananda Bahia criou o Sorrir Bem +. O programa auxilia na prevenção de problemas na cavidade oral e mantém a saúde bucal em dia, evitando que os pacientes só busquem atendimento odontológico em situações de emergência. O Sorrir Bem + contempla consultas e medidas de prevenção, viabilizando um check up preventivo, com tabela diferenciada. Além de todos os benefícios já citados, o programa tem um cunho social e doa alimentos não-perecíveis a instituições de caridade da cidade.