I Semana de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ do TJBA acontece de 25 a 28 de junho  

Genilson Coutinho,
10/06/2024 | 23h06

“Produzindo vida e celebrando direitos”. É com essa perspectiva que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza a I Semana de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+. O evento ocorre entre os dias 25 e 28 de junho, com uma programação diversificada, incluindo atividades presenciais e, também, na modalidade virtual.     

Uma iniciativa da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em questões de Gênero e Orientação Sexual do TJBA (COGEN), a Semana tem o intuito de trazer para o âmbito do Judiciário baiano o debate sobre pautas sensíveis e relevantes da comunidade LGBTQIAPN+.    

Por meio do “Seminário Justiça e Diversidade” e dos “Círculos Formativos Virtuais”, serão discutidas questões como segurança pública, justiça, direitos, família, mulheridades e masculinidades plurais e o nosso papel social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual os diretos sejam garantidos, de fato, sem distinção.    

Já a mostra de arte “Transgeneridades Negras” e a “Feira de Empreendedorismo e Engajamento LGBTQIAPN+” pretendem valorizar o trabalho produzido por pessoas da comunidade LGBT+, ainda invisibilizado.     

A celebração se fará presente no último dia do evento, com a realização de uma roda de conversa e apresentações culturais, Encontro COGEN, além do lançamento de livros.   

A programação contempla, ainda, atividades descentralizadas. A aula “O Valor da Diversidade: respeito e inclusão no ambiente de trabalho e nas relações sociais” será promovida, nas semanas seguintes, nos Fóruns Ruy Barbosa, Desembargador Carlos Souto (Sussuarana) e Ministro Adhemar Raymundo da Silva (Imbuí).     

A I Semana de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ do TJBA: “Produzindo vida e celebrando direitos” conta com o apoio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp). Sua realização reforça o compromisso da COGEN em discutir políticas afirmativas para o público LGBTQIAPN+ com vistas ao combate de qualquer tipo de discriminação, mas sobretudo promovendo ações para sensibilização, garantia de direitos, humanização e valorização das vidas LGBTQIAPN+.  
  
Acesse a programação completa aqui.