FUNCEB oferece pauta gratuita para as Artes Visuais

Genilson Coutinho,
12/05/2011 | 12h05

Total isenção em cobrança de pauta em quatro centros na capital e RMS e 11 do interior da Bahia para celebrar o Dia do Artista Plástico.
Artistas, coletivos, produtores, curadores e demais profissionais que desenvolvam trabalhos na área das Artes Visuais estão convidados a participar do programa Cessão de Pauta Gratuita em centros culturais administrados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Os centros estão localizados na capital, na Região Metropolitana de Salvador e em 11 cidades do interior baiano.

A  iniciativa, que celebra o Dia do Artista Plástico (comemorado em 8 de maio) e busca contribuir para o fortalecimento e difusão das Artes Visuais na Bahia, concede isenção total de cobrança de pauta para estas atividades temáticas.

Em Salvador e RMS, o projeto engloba o Centro Cultural Plataforma, o Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), o Espaço Xisto Bahia (Barris) e o Cine-Teatro Lauro de Freitas. No interior, Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista têm seus centros disponibilizados.

Ao longo do ano, o programa Cessão de Pauta Gratuita visa a ampliar o acesso dos artistas e produtores aos espaços culturais do Estado, bem como dinamizar sua programação. Através desta iniciativa, 165 eventos foram promovidos em 2010, atraindo um público de mais de 22 mil pessoas.

Espetáculos, shows, performances, mostras, festivais, seminários, entre outras atividades podem se inscrever em duas linhas de ação: na primeira, “Terças e Quartas”, é concedida isenção nas terças e quartas-feiras para qualquer trabalho artístico-cultural, em qualquer gênero.

Já na segunda linha de ação, “Mês Temático”, a isenção vale para qualquer dia da semana, contanto que o evento se relacione com o tema do mês – depois do mês de maio, focado nas Artes Visuais, junho será dedicado a Música e julho, à Literatura.

Para participar, é necessário apresentar as propostas e fazer agendamento prévio. O atendimento é feito nos locais ou através da Diretoria de Espaços Culturais da FUNCEB.
Maiores informações: www.funceb.ba..gov.br