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Grupo Boticário lança corrente de empoderamento e sororidade para combater a “síndrome de impostora” das mulheres no ambiente de trabalho

Redação,
28/08/2020 | 12h08

Uma garota de 21 anos que mudou de país sem dominar a língua, a jovem que optou pela carreira da engenharia quando a atividade era dominada por homens, a grávida que mudou de empresa para gerir uma nova unidade de negócio ou a gestora que foi promovida a diretora em plena licença-maternidade.

Quantas vezes uma mulher questiona sua capacidade ou se sente “impostora” diante dos desafios profissionais e pessoais que a vida impõe?

Em 2018, uma pesquisa da Universidade de Cornell concluiu que as mulheres tendem a subestimar suas habilidades enquanto os homens costumam supervalorizar suas capacidades. Outro estudo da Hewlett Packard, mostra que as mulheres só se candidatam para vagas de trabalho quando acham que estão 100% aptas para o emprego. Já os homens, quando acham que estão 60% preparados, já se inscrevem.

Inspirado nos movimentos de sororidade e empoderamento feminina, o Grupo de Afinidade Lado a Lado – equipe multidisciplinar de colaboradores do Grupo Boticário que atua pela equidade de gênero dentro da empresa – lançou a campanha #mulheresinquietas, que consiste no compartilhamento da história de profissionais de uma das maiores empresas de beleza do mundo, sob a perspectiva e experiência pessoal de cada uma.

“Além de conversar com uma das nossas essências (somos inquietos) aqui no Grupo Boticário, o projeto #MulheresInquietas veio para encorajar mulheres a continuarem buscando pelos seus sonhos profissionais e para revertermos essa estatística em que as mulheres duvidam mais do seu potencial do que os homens. São testemunhos autênticos e fortes que geram reflexão e conexão para todas nós.”, contextualiza Luiza Sinzato, líder do Grupo de Afinidade e gerente de novas categorias quem disse, berenice?

O movimento vai seguir e a proposta é convidar todas as mulheres que se sentirem inspiradas a compartilhar uma carta aberta com conselhos e experiências pessoais para que essa grande corrente possa impactar positivamente a rede social e as pessoas por trás de cada um dos perfis.

Confira algumas das mensagens compartilhadas até o momento:

Aline Mori , diretora de marketing de O Boticário

Cristiane Irigon , diretora de marketing do Grupo Boticário

Fabiana de Freitas , Diretora Jurídico e Compliance

Glenia Gentil , franqueada O Boticário

Graziella Di Battista D’Enfeldt , diretora de Recursos Humanos do Grupo Boticário

Isabella Vianna Wanderley , VP de Desenvolvimento de Novos Canais

Malu Nunes , diretora da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Nádia Leão , gerente de Transformação Digital do Grupo Boticário

Renata Gomide , diretora de marketing de quem disse, berenice?

SOBRE OS GRUPOS DE AFINIDADE DO GRUPO BOTICÁRIO

Para promover maior equidade dentro da empresa, o time de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário lançou, em 2019, cinco grupos internos de afinidade. Cada um desses times representa uma dimensão da estratégia da empres: Pessoas com Deficiência (Inclusão na real), LGBTI+ (Orgulho GB), Gerações (GeNext), Etnia e Raça (Além da pele) e Equidade de Gênero (Lado a lado). Trata-se de equipes multidisciplinares, em que colaboradores de todas as áreas da empresa e qualquer cargo podem atuar representando essas dimensões da diversidade expressa nos mais de 11 mil colaboradores da empresa no Brasil inteiro.

In Press Porter Novelli

Bruno Winckler – bruno.winckler@inpresspni.com.br

+ 55 11 3323-3779

Relações Públicas Grupo Boticário

Juliana Hasse – julianah@oboticario.com.br

Sobre o Grupo Boticário

O Grupo Boticário são várias empresas em uma: laboratório, fábrica, logística, marketing e varejo. São várias marcas: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, BeautyBox, Multi B, Vult e Beleza na Web, presentes em diferentes canais. Mas com um só propósito: criar oportunidades para a beleza transformar o mundo ao nosso redor. A beleza que está na essência do Grupo Boticário se materializa não só na Fundação Grupo Boticário, a maior do país, mas também em transformações que impactam positivamente os produtos, operações, canais e toda a cadeia de valor.