Notícias

Globo repete aposta na comunidade LGBT com elenco do novo ‘No Limite’

Genilson Coutinho,
27/04/2022 | 23h04
Foto: Divulgação / Rede Globo

Divulgados pela Globo na última terça-feira (26) os 24 participantes de “No Limite ” mostram que a emissora tem mesmo seguido à risca a cartilha da Endemol e das emissoras que transmitem suas produções. Desde 2020, a diversidade virou exigência na escalação de elenco. Pelo menos metade dos concorrentes dos programas têm de corresponder a critérios de diversidade – ou seja: LGBTs, negros, indígenas, por exemplo. Nesse sentido, o reality que será comandado por Fernando Fernandes se saiu bem. Já de cara conta com a presença de um participante indígena: o pataxó Janaron , da Bahia.

Mas, aparentemente, é na comunidade LGBT que a atração concentrou os esforços neste ano. Apesar de apenas um dos participantes – Matheus , do Rio – ter se declarado abertamente em seu vídeo de apresentação, pelo menos cinco concorrentes ao prêmio de R$ 500 mil pertencem ao grupo. A coluna, que acredita firmemente no poder da autodeclaração e que acredita que tirar pessoas do armário é uma violência, não citará seus nomes, embora muitos tenham dado sinais com uso da bandeira do arco-íris, por exemplo.

O número de LGBTs corresponde a cerca de 20% do elenco, média parecida com a do “BBB 22” neste ano. Para ser mais claro, a Globo entendeu o importante papel que a diversidade desempenha em seus reality shows, uma vez que a comunidade LGBT tem espaço importante para o debate nas redes sociais.

O número de participantes também é expressivo: quase metade do elenco. Isso significa que a emissora acordou para o fato de que o Brasil precisa se ver refletido em sua tela. Agora falta só elenco entrar de sola no jogo. Até então, um grande acerto.

Do UOl