Ícone do site Dois Terços

“Gestão de Carreira e Desafios Tecnológicos no Século XXI” é tema do último dia do SINC, no Candeal

Desde quarta-feira (6), o evento vem promovendo palestras, workshops e oficinas sobre música e negócios na Escola Pracatum e no Guetho Square

Desde quarta-feira, os encontros sobre música e negócios vem movimentando o bairro multicultural do Candeal, que recebe, até hoje (8), o SINC 2025 – 1º SINC – Encontro de Som + Inovação + Negócio + Conexão, realizado pela Escola Pracatum, com palestras, com oficinas e workshops. No encerramento, a palestra sobre Gestão de Carreira e Desafios Tecnológicos no Século XXI Planejamento, Adaptação e Inovação para Artistas na Era da Tecnologia, vai reunir Marina Mattoso, especialista no mercado digital; Anita Carvalho; especialista em música e negócios; e Fernando Gabriel, cantor, compositor e conhecedor da indústria musical, com mediação do produtor Alex Pinto, das 16h às 18h, no Candeal Guetho Square.
Na programação desta sexta-feira, Marina Mattoso ministra o workshop sobre Música e Dados: Estratégias para Ampliar sua Audiência no Digital, das 9h às 12h, na Escola Pracatum. Neste mesmo local e horário, acontecem as oficinas Produção Musical: Beats e Gravações, ministrada por Thiago Pugah (BA); Operação de mesa digital para som ao vivo para músicos e produtores musicais, sob o comando de Igor Pimenta e Marcos Adriel (BA); e Produção musical para games, com Tharcisio Vaz (Ba).
A palestra com um dos temas mais concorridos, a Distribuição Digital versus Direitos Autorais no Contexto da Inteligência Artificial e seus Impactos na Música, ontem, no Guetho Square, reuniu de Juan, o Mago, produtor e engenheiro de Áudio Criativo; e Guta Braga, fundadora da Escola de Música, Copyrights e Tecnologia, com mediação é de Márcia Bittencourt. As discussões e dúvidas sobre a revolução que a IA vêm provocando no mercado musical, ainda contou com uma rápida participação de Carlinhos Brown.
“O SINC reafirma que cultura é política pública, é direito, é potência econômica e instrumento de transformação social. Os dois primeiros dias mostraram que quando se junta conhecimento, escuta e afeto, nasce um novo horizonte para a música. Ver o Candeal pulsando com jovens, artistas, técnicos e empreendedores trocando experiências com grandes nomes do mercado é mais do que realização, é o futuro acontecendo agora, com raízes firmes na comunidade e na inteligência coletiva da periferia”, afirma Selma Calabrich, diretora da Pracatum – Escola de Música e Tecnologias.
A primeira edição do evento vem sendo considerada um sucesso. Em três dias. O SINC atraiu uma plateia acalorada de produtores, compositores, artistas, estudantes de música, artistas independentes, produtores e gestores de carreira e o público em geral, interessados em música e negócios. Nos três dias, o primeiro andar do camarote do Guetho foi ocupado por uma feira, que reuniu empreendedores de moda, artesanato e gastronomia.
O projeto é realizado pela Pracatum Escola de Música e Tecnologias, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Apoio: Sebrae e Music Rio Academy.

Sair da versão mobile