Notícias

Festival online dedicado à comunidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas

Genilson Coutinho,
20/01/2021 | 11h01
Foto: Reprodução

Fervo é um projeto de encontro para a comunidade discutir questões de gênero e identidade através da arte, além de ser uma vitrine para os/as artistas e personagens da cultura LGBTQIA+. O festival nasceu como uma ideia entre amigos e se materializar em uma programação online no meio da pandemia da Covid-19. A primeira edição acontecerá no dia 26 de fevereiro no Portal Culturama.

Nesta edição, o projeto deseja celebrar a diversidade em todos as orientações e estilos, trazendo apresentações musicais, performance de DJ e videoarte de artistas do Sertão do São Francisco que se identifiquem como integrantes da comunidade LGBTQIA+.

Se você é artista e quer participar é só realizar a inscrição através do formulário (https://bityli.com/eGqxc) que está disponível até o dia 24 de janeiro de 2021. As inscrições são gratuitas e a curadoria do projeto avaliará as propostas enviadas selecionando: 02 apresentações musicais, 02 performances de DJ e 04 videoartes. Os/as proponentes selecionados serão premiados com remuneração descrita no formulário de inscrição.

“Esse projeto vem para reafirmar o papel dos artistas de discutirem aspectos sociais. Através de uma ferveção, queremos trazer discursos LGBTQIA+ para a cena, ampliar encontros entre a comunidade. Então, lançamos essa convocatória para que os artistas proponham suas obras e possamos construir essa programação juntos”, explica o coordenador e curador Adriano Alves.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programa Aldir Blanc Bahia – Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.  

Convocatória Festival Online Fervo
Onde:  https://bityli.com/eGqxc
Inscrições: até 24 de janeiro 2021
Resultado: 29 de janeiro