Notícias

Festival internacional debate, neste sábado (26/9), empregabilidade e empreendedorismo trans

Genilson Coutinho,
25/09/2020 | 18h09

De 24 a 27 de setembro, o CriAtivar (1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade) contará com mais de 40 atividades on-line gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos: Cidade Criativa; Tecnologia, Inovação, Negócios e Empreendedorismo; Futuro, Sustentabilidade, Impacto e Cidadania; e Criatividade, Cultura e Arte. Mais informações: https://www.festivalcriativar.com.br/

São Paulo, 26 de setembro de 2020 – No terceiro dia do 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade, o CriAtivar vai discorrer sobre Cidade criativa para além do empreendedorismo branco;Mercado da voz: você já pensou em usar a sua?; Empregabilidade e empreendedorismo trans; A força da identidade local: Santos e seu hiperlocalismo e place branding; A era da curadoria; O poder do brincar: da saúde mental à transformação social; É possível ensinar criatividade?; Resistentes (e Inovadores): os livreiros no mundo dos algoritmos e dos e-books; As reinvenções da gastronomia: como o que está no nosso prato revela o espírito do nosso tempo; Brian Solis e Luli Radfahrer: como ter uma vida criativa; e Design fiction e futures thinking.

Com transmissão em plataformas de streaming (@festivalcriativar), pelo Facebook e Youtube, a partir de Santos, o CriAtivar reunirá mais de 40 atividades gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos, serão apresentados temas como economia criativa, inovação, construção de uma nova sociedade e novos paradigmas da economia local e mundial.

O evento CriAtivar surge como uma convergência com a Santos Criativa – selo adotado pela cidade em 2015, quando passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Cinema. Em 2020, a cidade realizaria, pela primeira vez na América Latina, o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas das Organizações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Diante da pandemia, que demandou o cancelamento de atividades presenciais, o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade se estabelece como alternativa qualificada e disruptiva, muito alinhada ao vanguardismo de Santos. O festival é organizado pela DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa; a cocuradoria é do Atelier do Futuro e realização do Governo do Estado de São Paulo, via PROAC.

DESTAQUES | 26 DE SETEMBRO

_Cidade criativa para além do empreendedorismo branco. | 10 horas (Youtube)

_Mercado da voz: você já pensou em usar a sua? | 10 horas (Facebook)

_Empregabilidade e empreendedorismo trans. | 12 horas (Youtube)

_A força da identidade local: Santos e seu hiperlocalismo e place branding. | 12 horas (Facebook)

_A era da curadoria. | 14h30 (Facebook)

_O poder do brincar: da saúde mental à transformação social. | 14h30 (Youtube)

_É possível ensinar criatividade? | 16h30 (Youtube)

_Resistentes (e Inovadores): os livreiros no mundo dos algoritmos e dos e-books. | 16h30 (Facebook)

_As reinvenções da gastronomia: como o que está no nosso prato revela o espírito do nosso tempo. | 18h00 (Facebook)

_Brian Solis e Luli Radfahrer: como ter uma vida criativa. | 18h30 (Youtube)

_Design fiction e futures thinking. | 19h30 (Facebook)

_ Joga a ppk na mesa | 20h30 (Youtube)

SOBRE O FESTIVAL CRIATIVAR | Organizado pela DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa – com cocuradoria do Atelier do Futuro e realização do Governo do Estado de São Paulo, via Programa de Ação Cultural (PROAC) –, o Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade foi pensado para colaborar com o ecossistema de Economia Criativa. O evento acontece em convergência com a Santos Criativa, selo adotado pela cidade. Em 2015, o município passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na categoria Cinema. De 24 a 27 de setembro, a partir da cidade e para o mundo, serão transmitidas mais de 40 atividades gratuitas como painéis, mostra de design e bate-papos. A programação on-line está alinhada a quatro eixos temáticos: Cidade Criativa; Tecnologia, Inovação, Negócios e Empreendedorismo; Futuro, Sustentabilidade, Impacto e Cidadania; e Criatividade, Cultura e Arte.