. Festival A Cena Tá Preta oferece oficinas gratuitas de direção teatral, música e dança
O festival A Cena Tá Preta abre inscrições para oficinas. Serão três workshops gratuitos, dirigidos a artistas em diferentes níveis de formação e experiência profissional: Música para Teatro (com Jarbas Bittencout), Direção Teatral (Marcio Meirelles) e Direção Coreográfica (Zebrinha). As oficinas acontecem durante o A Cena Tá Preta, festival internacional de arte negra, cuja quarta edição, de 09 a 18 de novembro, apresenta mostra artística (teatro, música, cinema, dança, exposição e manifestações populares) e seminário, além das ações formativas.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas presencialmente no Teatro Vila Velha (Passeio Público, s/nº, Campo Grande) ou através do site do festival (acenatapreta.com.br), a partir de 1º de novembro. No Vila Velha, as inscrições são realizadas de segunda a sexta-feira (exceto feriado de 02 de novembro), das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone 3083 – 3620.
Os workshops têm número limitado de vagas e haverá seleção dos participantes, feita através de currículo e informada pelo site do festival e email especificado na ficha de inscrição. Os selecionados devem confirmar participação também por email. Haverá um número de suplentes para cada oficina e o workshop de Direção Teatral comportará ouvintes.
Oficina: Música para Teatro
Facilitador: Jarbas Bittencout
Público-alvo: Atores, diretores, músicos e estudantes destas áreas.
Vagas: 30 pessoas
Horário: 14h às 16h30
Carga horária: 10 horas
Datas: 10, 11 e 17 de novembro e mostra no dia 18 de novembro.
Apresenta os fundamentos da criação musical aplicada à encenação teatral. Serão três módulos, distribuídos ao longo de três dias, e que irão abarcar um conjunto específico de reflexões e procedimentos metodológicos, obedecendo à seguinte divisão temática: 1) a música como linguagem; 2) a dramaturgia sonora e a criação musical para a cena; e 3) a direção musical (com análise de trechos de espetáculos).
Oficina: Direção Teatral
Facilitador: Marcio Meirelles
Público-alvo: diretores teatrais
Vagas: cinco diretores mais elenco e 20 ouvintes
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 12 horas
Datas: 11, 16, 17 de novembro e mostra no dia 18 de novembro
Cada diretor e seu elenco vão realizar um exercício de montagem a partir de uma cena do texto “A Missão” do dramaturgo alemão Heiner Müller, sob a coordenação e interferência de Marcio Meirelles.
Oficina: Direção Coreográfica
Facilitador: Zebrinha
Público-alvo: coreógrafos e dançarinos
Vagas: 20 pessoas
Horário: 10h às 12h
Carga horária: 9 horas
Datas: 15, 16, 17 de novembro e mostra no dia 18 de novembro
Exercícios físicos com objetivo de refletir e estimular a criação coreográfica para o corpo negro.