Comportamento

Social

Feliz Ano Novo

Padre Alfredo Dorea,
29/12/2021 | 12h12

*Padre Alfredo Dorea

O Ano Novo para muita gente não é mais que uma data, o dia em que você muda o calendário na parede e vira a página na esperança de um novo ano melhor. Existem aqueles ansiosos para deixar o infeliz ano passado para trás e aqueles que anseiam por começar o novo.

Para não poucos a virada do ano é ocasião para refletir mais e fazer um balanço dos últimos 365 dias em vista de formular os famosos bons propósitos para o ano que está por vir. Para todos é momento oportuno para analisar as ações passadas, as atividades que empreendemos, os resultados obtidos e o que ficou por alcançar.

Certamente há muitas expectativas para o novo ano que virá e estamos dando início às celebrações que o introduzirão em nossas vidas. Esperança e expectativa vêm juntas. Isso ajuda a olhar para frente, abrindo portas para a confiança. Se não houvesse esperança de mudança, também não haveria futuro. Tanta gente no sul da Bahia afetada pelas enchentes, nos lembram disso, expressando sua intenção de recomeçar. É possível recomeçar sempre, mesmo a partir dos escombros.

Mais do que nunca, experimentamos que o ano que temos pela frente é um dom. Será nosso novo tempo e nossa nova oportunidade. Virada a página do calendário, nossos desafios seguirão os mesmo, as contas a pagar, o desemprego, a instabilidade política e financeira, as pandemias, os discursos de ódio, as fake news, as relações sociais e afetivas.

Nada de novo, exceto nossa atitude, nossa vontade de empreender mudanças dentro das nossas possibilidades. Podemos fazer novo o ano que começa, exercendo nele a vocação para a qual fomos criados: ser felizes! A novidade para os que assim decidirem, é que o ano que se inicia há de ser marcado por nossa determinada vontade de recomeçar.

O filósofo Immanuel Kant tratou de estética transcendental, entendendo por estética a “sensibilidade” e transcendental a reflexão sobre o espaço e o tempo. A orientação de Kant é de que comecemos a viver o amanhã não apenas por meio de pensamentos e sonhos, mas de forma concreta.

Para este Reveillon, permitam-me sugerir não assumir custos que levem para baixo e para o negativo nossas economias! Viva-os plenamente se eles forem realmente muito importantes para você os seus, mas cuide da segurança sua e dos demais. 

Desde já brindo a você, que resistiu todo este ano, sem desistir.

A você que, mesmo que não o sinta, tem se tornado mais forte, cada vez mais verdadeiro, cada vez mais você mesmo!

Um brinde a todos que lutam por direitos humanos e democracia!

Um brinde à toda mudança saudável!

Um brinde a tudo de bom que desejamos aos outros!

Que a grande festa da virada aconteça em nossas vidas. 

Que 2022 chegue pleno de saúde alegria e paz a você e a todos os seus.
Pois como ensina o grande Geraldo Vandré, “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Que Assim seja, Amém, Axé!

*Padre Alfredo Dorea é um anglicano amante da vida, da solidariedade e da justiça social. Com os movimentos populares, busca superar todo preconceito e discriminação. Gosta de escrever e se comunicar.