Feirantes e consumidores poderão fazer testes para detectar vírus da AIDS na feira de São Joaquim nesta quinta feira (29)

Genilson Coutinho,
28/11/2012 | 16h11

Os consumidores e feirantes da feira de São Joaquim em Água de Meninos receberão nesta  quinta-feira, das 8h ás 16h, uma unidade de testagem rápida para o diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A estratégia fez parte do projeto Fique Sabendo, do Ministério da Saúde que, na capital já é uma forte aliada nas festas populares e no reinado de momo.

Essa mesma ação aconteceu na última terça-feira 27 , na Estação Rodoviária da Calçada atraindo mais de 100 pessoas interessadas na realização do teste.

Segundo Sulamita Menezes, gerente do Centro de Testagem Marymar Novaes – CTA, a atividade visa principalmente identificar pessoas que desconhecem ter essas doenças. “O diagnóstico precoce é importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada. Todos os pacientes diagnosticados como soropositivos foram cadastrados e encaminhados para o tratamento adequado no SEMAE (Serviço Municipal de Assistência Especializada)”, explicou. Além dos exames, atividades educativas com distribuição de panfletos informativos, entrega de preservativos e palestras são oferecidos à população.