Eyxo lança “banco de diversidade” para creators se identificarem da forma como se autodeclaram e querem ser reconhecidos

Genilson Coutinho,
25/11/2021 | 11h11
Foto: Reprodução Internet

A parceria com criadores independentes de conteúdo – os chamados “creators” – já se tornou padrão nas campanhas de comunicação digital, tendo diversos resultados positivos, e 71% das grandes empresas consideram os influencers parte importante da estratégia de marketing, como apontou o levantamento do Youpix em parceria com a AlgoritmCOM. Mas, será que as marcas anunciantes estão atentas ao gênero, raça e outros atributos de diversidade na seleção desses criadores? É o questionamento que a Eyxo, empresa de estratégias de inovação, trouxe ao preparar o lançamento do primeiro banco de diversidade do segmento.

Com a Eyxo+, os creators terão um espaço inédito para se cadastrar e identificar seu perfil indicando, por exemplo, sua identidade de gênero, raça, se é portador de alguma deficiência, orientação sexual ou mesmo região onde mora. As informações serão abertas para os clientes da Eyxo e vão ser usadas para garantir a diversidade no mapeamento de creators.

“É um espaço de participação voluntária, desenvolvido para quem deseja se autodeclarar nos espaços de diversidade”, explica a CEO da Eyxo, Greta Paz. “Mais do que isso, é uma provocação para as empresas que estão apostando no marketing de influência para potencializar suas ações de comunicação”, diz.

Além de promover a inclusão, o banco de diversidade permitirá que a Eyxo forme times de creators com perfis que representam as reais características da população – o que tende a gerar melhores resultados de engajamento. “Poderemos, por exemplo, garantir a participação de creators LGBTQIA+ em qualquer campanha, trabalhando inclusive com pessoas que não tratam abertamente de questões ligadas à orientação sexual”, acrescenta Pedro Maciel, líder da área de creators.

Apostando sempre em diversidade na prática, desde 2019 a Eyxo é uma das únicas agências brasileiras certificadas no “Sistema B”, um movimento que reúne empresas focadas em benefícios sociais – o “B” se refere a “benefit corporation”. A certificação reflete o jeito de ser de uma agência que sempre teve a diversidade como valor sensível – atualmente, 40% dos colaboradores da Eyxo se autodeclaram LGBTQIA+ e 19% são não-brancos.

“Como integrantes do Sistema B, que oferece soluções para problemas sociais e ambientais com propósito de criar um impacto positivo na sociedade, nós temos o compromisso de iniciar transformações positivas. Nesse sentido, o banco de diversidade pode ser visto como uma ferramenta de trabalho e também como uma ação afirmativa para que a inclusão realmente aconteça”, argumenta Greta.

Lançamento

O lançamento do banco de diversidade acontecerá em uma colaboração entre a Eyxo, a Mavo e o Quebrada Queer, primeiro coletivo LGBTQ+ de Rap da América Latina. A empresa irá assinar, junto com a Mavo, o clipe da música “ABC do QQ”, do Quebrada Queer.

A música traz em seu discurso, a importância em reconhecer a origem e história para avançar, mantendo a originalidade e legado. O clipe faz analogia ao ensino e educação num país que nega suas raízes e negligencia sua história.

A empresa já conta com um mapeamento e pode operar campanhas, porém, a partir de 25 de novembro, a plataforma estará disponível oficialmente com o cadastro aberto para creators. A intenção de disponibilizá-lo para produtores de conteúdo de toda a América Latina segue o caminho que vem sendo trilhado pela própria Eyxo. “Já temos campanhas rodando em outros países latinos. Assim, entendemos que mapear creators fora do Brasil é não só um desejo, mas também uma necessidade”, finaliza a CEO.

Sobre a Eyxo

A Eyxo é uma empresa brasileira especialista em criar experiências de conteúdo. Fundada em 2018, sua principal missão é auxiliar marcas a se conectarem com seus públicos para alcançar os melhores resultados em qualquer ambiente, e tem como clientes o TikTok Brasil, 99 Taxis e Banco24Horas. Ela conta com núcleos específicos – e integrados – de criação, planejamento estratégico e criadores de conteúdo para apresentar soluções diversas, de acordo com a necessidade de cada cliente. Além disso, é uma Empresa B Certificada desde 2019. Estas empresas oferecem soluções para problemas sociais e ambientais com propósito de criar um impacto positivo na sociedade, operando com altos padrões de gerenciamento e transparência.