Exposição “Percussionistas, Percursos e Percusssões”

Genilson Coutinho,
04/03/2011 | 04h03

Hoje à noite (03) aconteceu o animado coquetel de lançamento da exposição, que estará aberta durante toda o Carnaval do Pelô, das 13h às 17h, no Largo do Pelourinho, nº 12, sede do programa Pelourinho Cultural.
O Coordenador de Políticas Afirmativas da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), Claudio Orlando, destaca que a exposição se constitui em mais uma vivência e experiência da polifonia que é o Carnaval da Bahia. “A exposição traz a pauta artística e musical, e vai além, na medida em que traz a condição do percussionista como um sujeito cultural, falando de sua formação, sua história, sua experiência, levando essa história para muitas pessoas”, declara Orlando.
A exposição e o catálogo que dela resultou, com os relatos dos percussionistas, trazem dimensões da cultura e da história africana e afro brasileira. O catálogo, pode ser assim, um dispositivo para a construção de cultura por parte do público, seguindo o novo direcionamento de políticas públicas, através da Secretaria de Cultura (SeCult-Ba), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Programa Pelourinho Cultural.
De acordo com o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, “O Carnaval é um grande desafio, mas é muito bonito e nada mais justo do que homenagear a percussão”. A animação era tanta que os percussionistas começaram a batucar nas obras expostas e fizeram música em meio à conversa com a imprensa e convidados.

Serviço:

Exposição “Percussionistas, Percursos e Percusssões”

Quando: 04 a 08 de março, das 13h às 17h

Valor: GRATUITO

Onde: Largo do Pelourinho, nº 12, sede do programa Pelourinho Cultural

Confira outras atrações do Pelourinho Cultural nos endereços www.carnaval.ba.gov.br e www.pelourinho.ba.gov.br.

Fotos no http://www.flickr.com/photos/secultba/.

Fonte: Ascom Pelourinho

Foto: Genilson coutinho