Estão abertas as inscrições para curso gratuito de costura e empreendedorismo voltado para mulheres trans e travestis de Salvador
O projeto “Tecido Transformador”, voltado para mulheres trans e travestis que tenham interesse em aprender corte, costura e empreendedorismo de Salvador (BA) e região metropolitana, está com inscrições abertas. Para participar, basta acessar o link e se inscrever até o dia 22 de março. Posteriormente, haverá a divulgação das 40 alunas selecionadas.
O projeto conta com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil e realização da ONG Ser e Amora Brinquedos. Ao longo de dois meses de aula, com início no mês de abril, serão atendidas 40 mulheres, separadas em duas turmas, de todas as faixas etárias, sem necessidade de ter experiência prévia na área. Para além do desenvolvimento das habilidades práticas, o projeto pretende impactar a autoestima das mulheres, promovendo acolhimento e influenciando no bem-estar familiar das alunas.
Para a líder do projeto, Bruna Fonseca, que também atua como apoiadora de projetos na instituição Mães do Arco-Íris, oportunidades como essa são importantes, já que muitos espaços, especialmente o do mercado de trabalho, não são inclusivos.
“O Tecido Transformador é um projeto extremamente importante porque não pára apenas na aula prática, mas também qualifica e ensina sobre empreendedorismo. Os corpos de pessoas trans e travestis são marginalizados pela sociedade. Por isso, conhecimento e emancipação, além, é claro, de uma mudança gradativa da sociedade, são a chave para uma verdadeira inclusão”, disse.
Ao final do curso, as alunas receberão um certificado e participarão de uma feira de artesanato para que possam ter uma experiência prática (venda, relacionamento com o público, feedback sobre os produtos etc) do conteúdo aprendido. O projeto está também consolidando parcerias com empresas do setor para possíveis oportunidades de contratação.
Serviço
Projeto Tecido Transformador
Aulas: de corte, costura e empreendedorismo com início no mês de abril, duas vezes por semana
Público: mulheres trans e travestis de Salvador e região metropolitana
Inscrições gratuitas: pelo link até o dia 22 de março
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada há 13 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atualmente, a Fundação apoia projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Sobre a ONG SER
A SER é uma organização sem fins lucrativos baiana que há 16 anos apoia, fortalece e desenvolve projetos, iniciativas e organizações de base e grupos indígenas em todo o Brasil. Já converteu R$ 2,25 milhões em impacto na vida de mais de 16 mil pessoas. Enquanto isso, também plantou 2.344 árvores, dedicou 9.603 horas apenas para atividades de treinamento e facilitação e fortaleceu mais de 370 organizações, empreendimentos e iniciativas. Desde 2014, vem atuando com monitoramento e avaliação de impacto social, aprofundando a sua crença de que o conhecimento necessário para a transformação local está com os povos, grupos e associações de cada território.
Sobre a Amora
Amora® é um negócio social, que desde 2016, atua com o propósito de construir uma educação antirracista por meio de brinquedos.
Acreditando fortemente que toda mudança social só é possível por meio da educação, a cada boneca Amora vendida, outro brinquedo Amora é doado para escolas públicas. Cerca de 5 mil crianças já foram impactadas com atividades afrolúdicas.