Temporada da peça “Sou Transformista. Mereço Respeito.” continua em outubro
Após um mês de sucesso e casa lotada, o espetáculo “Sou Transformista. Mereço Respeito.” continuará as suas apresentações no palco do Teatro XVIII, Pelourinho, todas as quartas-feiras, do mês de outubro, sempre às 20h. A peça que encantou o público baiano conta com a participação de nove atores transformistas que atuam na cena artística soteropolitana há mais de 15 anos.
Com humor único e sagaz, a peça conta a história dos artistas baianos e suas relações com a arte do transformismo, sempre fazendo um paralelo com a realidade do mercado. Entre um diálogo e outro, os atores mostram as suas habilidades artísticas na música, dança e dublagem, não perdendo a abordagem para as dificuldades enfrentadas pelo preconceito e discriminação social.
Promovido pelo site Dois Terços e sob o comando do Diretor e Ator João Figuer, o elenco é formado por Eyshilla Butterfly, Fabiane Galvão, Miss Boana, Mitta Lux, Saratielly Koslowisky, Scarleth Sangalo, Scher Marie, Sfat Auermann e Valerie O’rarah, que expõem originalidade e talento nas apresentações.
O espetáculo é uma iniciativa do site Dois Terços, que através de ações de incentivo às políticas
destinadas ao público LGBT pretende conscientizar a sociedade e homenagear os artistas transformistas.
O site também promove a cidadania através de campanhas sociais, entrevistas com profissionais
de diversas áreas, debates e encontros com artistas e intelectuais.
Serviço:
Espetáculo: Sou Transformista. Mereço Respeito.
Data: 5, 12, 19, 26 de outubro
Local: Teatro XVIII, Pelourinho
Horários: 20h
Ingresso: R$5 (preço único)
Ficha Técnica:
Direção: João Figuer
Realização: Dois Terços
Elenco: Eyshilla Butterfly, Fabiane Galvão, Miss Boana, Mitta Lux, Saratielly Koslowisky, Scarleth Sangalo, Scher Marie, Sfat Auermann e Valerie O’rarah.
Contatos e Informações:
Genilson Coutinho – 71 8801-2343 – couton2@globo.com
Márcia Santos – 71 9609-5879 – marciama.osantos@gmail.com
Herbert Gomes – 71 8790-6238 – hngomes@gmail.com
Fábio Rocha – 71 8887-1029 – fsrocha_ssa@terra.com.br
Espetáculo presta tributo ao talento e a garra de transformistas
“Sou Transformista. Mereço Respeito.” retorna aos palcos soteropolitanos, desta vez no Teatro XVIII, no Pelourinho, dias 8, 15, 22 e 29 de setembro, sempre às 20h. A apresentação trará fragmentos da história de nove transformistas através de passagens importantes de suas vidas, focando na escolha e na paixão pela arte, pela performance e pelo crossdressing. O elenco será formado por profissionais que fazem shows há mais de 15 anos, e que lutam para manter viva essa arte em Salvador – Bahia.
O espetáculo é uma grande homenagem e um reconhecimento especial ao trabalho destes artistas do transformismo, numa tentativa de resgatar a cena underground, alternativa e LGBT , trazendo-a para o circuito principal e conhecimento de todos. A apresentação abordará ainda temas como preconceito e baixos cachês e será intercalada por grandes shows que darão o tom deste espetáculo ousado e inovador.
A iniciativa do tributo é do site Dois Terços que fomentou no início deste ano a primeira edição do ” Sou Transformista. Mereço Respeito.” no Teatro da Livraria Cultura, em comemoração aos dois anos do site, com a casa lotada. O objetivo do site é despertar na sociedade e na comunidade LGBT reflexões acerca de vários temas do universo dos direitos humanos, com informação, entretenimento e notícias locais e nacionais de interesse público. O site também promove a cidadania através de campanhas sociais, entrevistas com profissionais de diversas áreas, debates e encontros com artistas e intelectuais.
Serviço:
Espetáculo: Sou Transformista. Mereço Respeito.
Data: 8, 15, 22 e 29 de setembro
Local: Teatro XVIII Pelourinho
Horários: 20h
Ingresso: R$5 (preço único)
Ficha Técnica:
Direção: João Figuer
Realização: Dois Terços
Elenco: Eyshilla Butterfly, Fabiane Galvão, Miss Boana, Mitta Lux, Saratielly Koslowisky, Scarleth Sangalo, Scher Marie, Sfat Auermann, Valerie O’rarah
Fotos: Milena Coelha
“Sou Transformista. Mereço Respeito.” abre temporada no Teatro XVIII, em setembro
Por Bira Vidal
Com um texto afiado e cheio de humor, “Sou Transformista. Mereço Respeito.” retorna aos palcos baianos, prestando uma homenagem aos transformistas que usam o talento para divertir e encantar o público. A iniciativa do espetáculo é do site Dois Terços, que reconhece e estimula a valorização dos artistas que são fundamentais para a cultura LGBT. As apresentações acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro, sempre às 20h, no Teatro XVIII, no Pelourinho.
Após uma primeira apresentação de sucesso no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, em fevereiro deste ano, o espetáculo conseguiu alcançar um público eclético e serviu como divulgador das histórias dos transformistas baianos. Segundo João Figuer, diretor do “Sou Transformista. Mereço Respeito.”, a temporada terá a mesma finalidade, de homenagear os artistas, mas também trará algumas novidades ao público.
“A primeira apresentação foi incrível, foi a maior lotação do teatro Eva Herz. Muita gente voltou e muita gente viu em pé. Agora, o espetáculo volta com novidades. Na primeiras apresentação em fevereiro, nós tivemos os depoimentos dos transformistas. Desta vez, eu criei uma história, e no final tem uma surpresa”, disse João. “A ideia do espetáculo é que elas estão no camarim, e aos poucos vai surgindo a história de cada uma”.
Para Valerie O’rarah, uma das nove participantes do espetáculo, o convite se mostrou como uma boa oportunidade para expor a arte do transformismo. “A gente sempre teve uma parceria com o site Dois Terços, e com a comemoração dos dois anos do site, surgiu o convite para essa homenagem aos transformistas”, disse. “Essa apresentação tem todos os pontos positivos do tablado, e é bacana levar um espetáculo completamente voltado ao show, com luz e efeitos”.
E como o humor não poderia faltar na apresentação, o público verá muitas passagens cômicas, com diálogos que tecem críticas, piadas e incentivos. As interações entre os atores serão intercaladas por momentos de shows, onde cada uma mostrará um número que a identifica.
Mas além do humor, a conscientização das dificuldades vividas pelos artistas também será abordada durante o espetáculo. Problemas como baixos cachês, preconceito, marginalização artística e o não reconhecimento da profissão estarão em pauta.
“Queremos colocar uma lente de aumento, mostrar como esses artistas são. A ideia é de mostrar os shows, mas ir além, mostrando a realidade: as dificuldades que eles passam, a falta de respeito. O espetáculo mostra o glamour, o luxo, a diversão, mas também os problemas vividos. Afinal, eles são artistas que precisam e merecem todo o respeito”, concluiu João.
Serviço:
Espetáculo: ” Sou Transformista. Mereço Respeito.”
Data: 8, 15, 22 e 29 de setembro
Local: Teatro XVIII Pelourinho
Horários: 20h