Espetáculo “Pacto – Relações podem ser fatais” no Teatro SESI

Genilson Coutinho,
13/11/2013 | 11h11

O espetáculo musical “Pacto – Relações podem ser fatais” do americano Stephen Dolginoff, e direção musical do Ricardo Góes está em cartaz no Teatro Sesi até 30 de novembro. Encenado na Off-Broadway, “Thrill Me – The Leopold and Loeb Stoy” (no original) conta a história da lendária dupla que cometeu um dos mais infames e abomináveis crimes do século XX nos Estados Unidos (assassinato de um menino de 12 anos). A peça, que já foi realizada em vários países e ganhou diversos prêmios, chega pela primeira vez na América Latina. A montagem brasileira é um projeto do ator e produtor Gabriel Salabert, que divide o palco com André Loddi. Ricardo Góes assina a direção musical e Ivan Sugahara a direção do espetáculo.

As cenas são costuradas pelo depoimento de Nathan Leopold (Gabriel Salabert) no ano de 1958. Por meio de flashbacks, o espetáculo mostra a série de eventos que aconteceu em Chicago em 1924 e tornou a dupla de estudantes de direito conhecidos como “the thrill killers” (algo como “assassinos por emoção”). Nathan era apaixonado por Richard Loeb (André Loddi), que era apaixonado pelo prazer do crime. Eles criam um acordo secreto, um contrato por escrito para satisfazer as necessidades um do outro. Richard convence Nathan de que eles se enquadram no conceito de “super-homem” de Nietzsche, que estariam acima da sociedade, e o convoca para participar de seu plano para atrair um rapaz para a morte. O objetivo é apenas sentir a emoção do crime e provar que podem se livrar de qualquer culpa e acusação. Deste modo, Richard deturpa a teoria de Nietzsche e a usa para legitimar o seu direito ao crime.

O espetáculo conduz o público para uma reflexão sobre relacionamentos obsessivos: como lidamos com as nossas relações? O quanto depositamos no outro nossas conquistas, satisfações, desejos e frustrações? “A peça é sobre o relacionamento entre eles. O assassinato faz parte da trama, mas não é o foco dramático. A dinâmica da relação e suas reviravoltas, manipulações, mudanças de poder e a surpreendente revelação no final são o assunto do enredo”, comenta Gabriel, intérprete de Nathan.

Com direção de Ivan Sugahara, a peça prende o espectador do começo ao fim, sem interrupções de aplausos. Ao invés de colocar uma grande quantidade de atores, músicos e bailarinos em cena, a estrutura dramática de “Pacto” é sustentada apenas por dois personagens e um piano. “O espetáculo apresenta um formato diferente para o gênero musical. Trata-se de um musical intimista, ao contrário dos grandes musicais que se tem apresentado no Brasil. ‘Pacto’ coloca as canções como parte do enredo, integrando texto e música sem que o espectador se distancie da história para assistir a um número musical”, conclui o diretor.

Link do vídeo: http://vimeo.com/76205438

FICHA TÉCNICA
Texto, Música e Letras Originais: Stephen Dolginoff
Direção: Ivan Sugahara
Elenco: Gabriel Salabert e André Loddi
Piano: Priscilla Azevedo / Antônio Ziviani
Versão Musical Brasileira: Marya Bravo
Direção Musical e Preparação Vocal: Ricardo Góes
Tradução: Gabriel Salabert
Revisão de Tradução: Daniele Ávila
Assistência de Direção: Cristina Lago
Cenário: Carolina Sugahara e Ivan Sugahara
Figurino: Tarsila Takahashi
Iluminação: Paulo César Medeiros
Projeto Gráfico: Raquel Alvarenga
Fotografia: Dalton Valério
Assessoria de Imprensa: LEAD Comunicação
Direção de Produção: Tárik Puggina
Produção Executiva: Aline Mohamad
Idealização: Gabriel Salabert
Realização: Gabriel Salabert e Nevaxca Produções

Serviço:
“Pacto – Relações podem ser fatais”
Local: Teatro Sesi
Endereço: Av. Graça Aranha, 01 – Centro
Telefone:(21) 2563-4163
Temporada: 9 de outubro a 30 de novembro
Dias da semana: Quinta a sábado
Horário: 19:30
Preço: R$ 40,00
Gênero: Musical
Duração: 90min
Classificação: 14 anos