Arte e Exposições

Dramaturgo e encenador baiano apresenta poética de Salvador em conferência Internacional

Redação,
14/07/2021 | 20h07
(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (15) o dramaturgo e encenador Edvard Passos apresenta no encontro internacional “Conferência Anual da Federação Internacional para Pesquisa de Teatro” (International Federation for Theatre Research Annual Conference), IFTR Galway, 2021, seu artigo City: performance´s muse and matrix (Cidade: musa e matrix da performance). Esse ano a conferência é sediada em Galway, na Irlanda, porém, toda ela será on line, devido a pandemia do coronavírus.

O artigo é parte da pesquisa de doutorado (PPGAC da UFBA) de Edvard Passos, que trata da poética e das formas artística nativas da cidade de Salvador; nele, ele defende a tese de que a capital baiana, através de suas ricas festividades, desenvolveu uma poética própria e um tipo específico de arte. O artigo toma como exemplo o musical de rua itinerante “A Cidade da Bahia é Nossa!” (Circuito Jorge Amado) para apresentar de que forma a matriz criativa soteropolitana determina sua concepção.

Experiência internacional – Edvard Passos tem participado de congressos internacionais desde 2014. Na cidade do Porto, em Portugal, da conferência Dramatic Architectures (Arquiteturas Dramáticas), onde falou da montagem “Compadre de Ogum”. Naquela ocasião, no Porto, foi “descoberto” pela Dra Juliet Rufford, então curadora do IFTR´Theatre-Architecture Working Group e, assim, convidado para integrar a federação internacional.

Participou em Praga, na República Tcheca (2015); em Hyderabad, na Índia (2015); Estocolmo, na Suécia (2016) – nesta última apenas com o artigo já devido aos cortes de apoio à pesquisa. Em 2017, esteve com o grupo, outra vez, no Rio de Janeiro para o congresso internacional Arquitetura, Teatro e Cultura da UNIRIO.

Essa participação do dia 15/07, na “Conferência Anual da Federação Internacional para Pesquisa de Teatro”, marca o retorno de Edvard Passos  ao grupo de pesquisa Teatro Arquitetura (IFTR´s Theatre & Architecture Working Group), que intercruza exatamente seu duplo treinamento: em arquitetura/urbanismo e nas artes cênicas, já que Edvard é também arquiteto. É a quarta participação de Edvard Passos em eventos organizados pela IFTR.

Sobre a Federação Internacional – A Federação Internacional para Pesquisa de Teatro existe para facilitar a comunicação e o intercâmbio entre estudiosos de teatro e pesquisa performática em todo o mundo por meio de seus eventos de conferências e atividades de publicação. Fundada em 1957, a Federação atualmente conta com membros de 44 países e de todos os continentes. Realiza conferências internacionais anuais, conferências regionais e simpósios de grupos de trabalho de pesquisa.