Comportamento

Social

‘Donas do Baba’ promove debates sobre criações artísticas de mulheres a respeito do futebol

Redação,
03/02/2021 | 09h02
Taís Amordivino [Foto divulgação]

Duas mulheres que partiram do futebol para criar arte são as convidadas de fevereiro das lives “Bate Bola”, que a série audiovisual baiana “Donas do Baba” promove em sua página no Instagram (@donasdobaba), ampliando a discussão de seu argumento principal: a mulher em suas variadas relações com o futebol. No dia 9, com o tema “Narrativas poéticas na Literatura”, Mariana Ruggieri vai falar do zine “A bola é que são elas”, de sua autoria, publicado pelo selo treme~terra. Já no dia 23, a cineasta Taís Amordivino protagoniza o “Narrativas poéticas no Audiovisual”, tratando da produção do filme “Miraildes Mota – A Lendária Formiga”, do qual é diretora e roteirista. As duas conversas se iniciam às 20h e a mediação fica a cargo de Tais Bichara, diretora de “Donas do Baba”.

Além de falarem sobre seus processos criativos e suas relações com o universo do futebol, as artistas vão compartilhar um pouco sobre a origem de suas ideias e do desejo de construir narrativas poéticas sobre este esporte. Mariana Ruggieri, editora e tradutora nas Edições Jabuticaba, é pesquisadora pós-doc e professora colaboradora na Unicamp, na área de Literatura. Além de “A bola é que são elas”, também lançou a plaquete “Anzol”. No papo, serão instigadas reflexões sobre a feitura do zine e os modos artesanais de escrita e produção, traçando um paralelo com os modos artesanais de resistência e reinvenção das mulheres no futebol.

Taís Amordivino, diretora, roteirista, bacharel em Comunicação Social e Cinema e Vídeo, estudou direção de Cinema e Televisão na Escola Baiana de Cinema. É uma das realizadoras da Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB). Dirigiu e roteirizou, entre outros, os filmes “A invisibilidade da identidade negra na educação”, “Motriz” e “A menina que queria voar”. O documentário biográfico “Miraildes Mota – A Lendária Formiga”, selecionado em 2020 no laboratório Diáspora Lab Roteiro e premiado com o Incubadora Diáspora, é um dos projetos de longas-metragens que ela está desenvolvendo no momento. Ela vai contar de seu olhar sobre esta jogadora brasileira – única pessoa do mundo a ter participado, como atleta, de sete Copas do Mundo – e do que sua figura e o filme representam em um país extremamente racista e machista. Também vai dividir seus pensamentos sobre como narrativas poéticas, sejam elas ficcionais ou documentais, funcionam como estratégias de sobrevivência de identidades particulares e coletivas.

SOBRE DONAS DO BABA – O fundamental debate sobre o futebol feminino, a valorização de suas atletas e o reconhecimento de suas conquistas tem sido engajado nos últimos anos. Considerando este movimento, mas ampliando o seu contexto, a série audiovisual baiana “Donas do Baba” extrapola a categoria de gênero do esporte e tem como foco a mulher em suas variadas relações com esta paixão nacional. Como se dá esta presença, como fortalecê-la num ambiente marcadamente machista, como elas atuam para além do campo, como o futebol baliza suas vidas, como vivenciam seus laços afetivos e profissionais com este universo? Estas e outras questões surgem em cinco episódios documentais que adentram a rotina de personagens que vivem de ou para o futebol. Com direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna, roteiro de Pedro Perazzo e Eric Luis Carvalho, pesquisa de Eric Luis Carvalho e Tais Bichara, direção de fotografia de Liz Riscado, direção de som de Ana Luiza Penna, montagem de Agnes Cajaiba e produção executiva de Amadeu Alban, a série foi realizada através do “Bahia na Tela” – Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos para Pré-Licenciamento de Produções Audiovisuais, promovido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB), e terá lançamento oficial, em breve, na programação da TVE Bahia.

DONAS DO BABA apresenta programa de lives: “BATE BOLA”

Mediação: Tais Bichara

Onde: www.instagram.com/donasdobaba

“Narrativas poéticas na Literatura”

Convidada: Mariana Ruggieri

Quando: 9 de fevereiro de 2021 (terça-feira), às 20h

“Narrativas poéticas no Audiovisual”

Convidada: Taís Amordivino

Quando: 23 de fevereiro de 2021 (terça-feira), às 20h