Comportamento

Social

Diversidade nas empresas: Responsabilidade e comprometimento com a inclusão

Genilson Coutinho,
22/07/2020 | 20h07

Há muito tempo que a preocupação com a diversidade é modelo de debate em vários setores dentro de nossa sociedade e nas empresas também não poderia ser diferente. A Lei nº 8.213, de julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas, fala que empresas com mais de 100 funcionários, tenha um preenchimentos de 2% a 5% das vagas com um público diverso.

Ainda de acordo com um estudo realizado em 2018 pela DDI – empresa de análise e pesquisa – confirma que a diversidade dentro das empresas impulsiona diretamente no resultado do seu negócio e aumenta as chances dos líderes trabalharem de forma colaborativa, criando soluções e oportunidades. Dentro desse contexto, para a MCM Brand Group, explicar sobre diversidade é também falar sobre eles. Inclusive, Mônica Schimenes – CEO da empresa – explica que a diversidade se trata de valorizar as individualidades e esta é a beleza do ser humano, dentro ou fora das corporações.

“É essencial que as empresas lutem pela diversidade e inclusão, isso garante que nos mantenhamos relevantes no mercado. Atualmente, podemos observar que os abismos da desigualdade são evidentes, entretanto, com o aumento da tecnologia essa diferença tem ficado cada vez mais intolerável, devido ao crescente grau de transparência que devemos ter com a sociedade”, comenta Schimenes. Como citado anteriormente, trabalhar esses aspectos dentro das corporações é trazer a tona, o que – muitas vezes – não é visto fora delas.

É importante dizer que, para se diversificar, não é preciso abrir mão de nenhum aspecto já implementado anteriormente, na verdade, quando esse modelo é trabalhado, o valor e a qualidade das entregas só aumenta. Mesmo assim, ainda há dúvidas de como promover a inclusão e porque. “Tenho visto programas de seleção às cegas, que funciona como um processo seletivo normal, mas sem saber os dados do participante. É visto apenas suas qualidades e histórico profissional, mas, infelizmente, isso ainda não é maioria e é só um exemplo do que tem sido feito e ainda sim constatou-se que não cobre todas as necessidades do abismo de diversidade que há nas empresas”, explica Mônica.

Outras alternativas são os comitês internos de D&I (Diversidade e Inclusão), que acompanham, com o RH a porcentagem de grupos diversos dentro da empresa, para que seja possível manter os índices sempre em níveis igualitários.

Para a MCM, por exemplo, prezar pela diversidade e liberdade das pessoas é um desejo mútuo, para que todos possam ser quem quiserem ser. “Atualmente, temos a liderança feminina bastante atuante, e como os projetos são variáveis, manter a equipe dividida é sempre um desafio. Hoje nosso quadro está em 57% mulheres e 43% homens, dentre eles 38% LGBTI+ e 29% negros. Considerando que sempre perguntamos qual gênero a pessoa prefere registrar nos arquivos”, cita Schimenes.

Diante dessa missão importantíssima, vale ressaltar que a MCM Brand Group como signatária e parceira do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, auxiliará como agência de Live Marketing, o evento ‘Roda da Diversidade’, que acontece dia 25 de agosto. O encontro tem como objetivo valorizar o protagonismo das signatárias atuantes no tema e ampliar a voz do próprio Fórum, compartilhando conhecimento dentro e entre as organizações, em seus diversos níveis de influência.

Para Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, com o apoio da MCM, eles tem um site completo, aberto a todas as empresas, que mostram as bases do Forúm. “Quando as empresas se juntam conosco e se tornam signatárias, sabem sobre o papel de promover os direitos LGBTI+ e nos ajudar a dar visibilidade de fala a todos. Esse evento foi pensado como um espaço de expressão do compromisso das empresas com os direitos humanos, em qualquer circunstância. Fruto da crença de que gente, na sua rica e desafiadora diversidade, está no centro de tudo. Com isso, traremos ainda mais visibilidade, empoderamento, inclusão, relações, futuro e movimentos. E é disso tudo que o mundo ainda precisa”, finaliza Bulgarelli.

Para mais informações: http://www.mcmbrandexperience.com/ e http://www.forumempresaslgbt.com/.

Sobre a MCM Brand Group

Fundada em 1997, a MCM Brand Group é um grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com diversidade e inclusão, que possui qualificação para atender grandes corporações em suas metas de compliance. Atualmente, a empresa conta com um amplo portfólio, que mescla eventos corporativos ou de marketing, ativações, campanhas digitais, social media, entre diversos outros serviços. Algumas das empresas atendidas são IBM, BASF, Dell, Stefanini, Nextel, Dell, Red Hat, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.