No Circuito

Distrito Drag realiza 1º Festival Nacional de Arte Transformista – Fest Drag

Genilson Coutinho,
18/02/2021 | 21h02
(crédito: André Gagliardo)

De 18 a 21 de fevereiro ocorre a 1ª edição do Festival Nacional de Arte Transformista – Fest Drag, com exibição pelo canal do YouTube do Distrito Drag. O evento contará com mostra competitiva de performances de artistas locais e nacionais; shows musicais; talk show e sessão de cinema com produções sobre temáticas históricas e contemporâneas do universo LGBT+. Sempre a partir das 20h, o evento receberá, entre outros nomes, Silvetty Montilla, Betrice Papillon, Tchaka Drag, Allice Bombom, Rita Von Hunty, Bruna Benevides e Potyguara Brado.

Quadros do festival
A Mostra Competitiva Vera Verão será voltada para artistas transformistas locais e nacionais, que foram selecionadas previamente, por meio de inscrição por vídeo entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Ela objetiva a premiação de artistas transformistas nas categorias Bate Cabelo, Comédia Stand Up, Performance, Visagismo e Vogue. Todas as apresentações artísticas são adequadas ao tema Que país é esse?, e o objetivo é pensar sobre questões atuais da realidade brasileira, valorizando as identidades locais em resposta às tendências globalizantes.

Além deste, a programação também conta com os quadros Show Musical de Leona Luna, trazendo também artistas locais e nacionais, e o Talk-Show Miss Biá, que irá tratar dos temas Arte transformista drag – história e memória; Empreendedorismo drag e economia criativa LGBT+; Arte, política e lutas LGBT+; e Estética drag e processo criativo.

Por fim, o Cine Queer Madame Satã, cujo nome homenageia João Francisco dos Santos. Mais conhecido como Madame Satã, ele foi um artista transformista brasileiro e um dos personagens mais representativos da vida noturna e marginal da Lapa carioca na primeira metade do século XX. O quadro fará a exibição de produções audiovisuais, em especial curtas-metragens, sobre temáticas históricas e contemporâneas do universo LGBTI+. A cada exibição, haverá espaço para debate e reflexão em torno da obra, com a presença do diretor ou diretora, e atores e atrizes dos filmes.

1º Festival Nacional de Arte Transformista
Pelo canal do YouTube e redes sociais (Facebook e Instagram) do Distrito Drag. De 18 a 21 de fevereiro. Sempre a partir das 20h. O evento contará com mostra competitiva com performances de artistas locais e nacionais; shows musicais; talk show, com debates de temas importantes e sessão de cinema com produções sobre temáticas históricas e contemporâneas do universo LGBT+. Gratuito e on-line.