Música

No Circuito

Daniela Mercury lança canção e manifesto de caráter político contra o atual governo do Brasil

Redação,
11/12/2020 | 11h12
(Foto: Divulgação)

A canção Apesar de Você, de Chico Buarque, foi lançada (e censurada) em 1970 para confrontar o autoritarismo, a censura e os ataques às liberdades e aos direitos fundamentais durante o período da ditadura. No aniversário de cinquenta anos do primeiro lançamento da música pelo autor, Daniela Mercury regrava este samba que é uma obra prima da música popular brasileira.

Junto com a canção será lançado um vídeo manifesto contra a violação de direitos humanos, pela liberdade de expressão e pela democracia! Se juntaram a Daniela jornalistas, formadores de opinião e artistas como Elza Soares, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Geraldo Azevedo, Deborah Colker, Zélia Duncan, Dona Onete, Céu, Vik Muniz, Margareth Menezes, , Vânia Abreu, Teresa Cristina, Gabriela Priori, Ailton Krenak, Vovô do Ilê, Antonio Nobrega, Silva, Elisa Lucinda, Assucena, Raquel Virginia e Rafa (As Baías), Jessé de Souza, Sergio Besserman, Casagrande, Preta Ferreira e Anielle Franco.

O vídeo manifesto, feito em parceria com a produtora audiovisual Giros Filmes, tem direção de Bianca Lenti, roteiro de Bianca Lenti e Daniela Mercury; produção do documentarista Belisario Franca, de Maurício Magalhães e de Malu Verçosa Mercury, montagem de Yan Motta, direção de arte de Renato Nunes e motion de Jonas Bispo. O lançamento acontece, não à toa, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. No video manifesto de 5 minutos, que tem a música Apesar de Você como base, trinta e cinco manchetes de jornais mostram os ataques aos direitos humanos, aos artistas, aos jornalistas, às minorias e à cultura.

As imagens das matérias e as falas dos artistas dão o tom do manifesto e acendem o sinal de alerta da sociedade para todas as violações que vêm acontecendo nos últimos anos, fazendo um recorte da atual realidade brasileira.

Capa do single ‘Apesar de você’, de Daniela Mercury (Foto: Adriana Varejão)

Ainda no dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, Daniela Mercury participará da reunião do Observatório de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça, presidido pelo ministro Luiz Fux. Durante a reunião, Daniela vai ler o manisfesto na íntegra e falará da ação dos artistas e dos influenciadores que participaram do vídeo, clamando pela defesa desse princípio básico dos direitos humanos: a liberdade.

O áudio da gravação da canção Apesar de você de Daniela Mercury estará disponível, à meia noite do dia 10 em todas as plataformas de streaming. A capa do single é a obra de arte de uma das maiores artistas plásticas contemporâneas do mundo, a brasileira Adriana Varejão, que tem peças em coleções de instituições como Metropolitan Museum of Art, em Nova York, o Guggenheim Museum, de Nova York, o Tate Modern, em Londres, entre outros, e foi umas das artistas censuradas na exposição Queermuseu. A obra Pele Tatuada à Moda de Azulejaria, de 1995, significa, para Daniela, os direitos humanos feridos.

MANIFESTO