Comportamento

Social

CUS anuncia data do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero

Genilson Coutinho,
23/09/2014 | 13h09
 Butler fará a conferência de abertura

Butler fará a conferência de abertura

O CUS, grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade, anunciou nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, as primeiras informações sobre o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. O evento, a ser realizado na Universidade Federal da Bahia nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2015, contará com uma conferência de abertura de Judith Butler, uma das mais importantes teóricas dos estudos queer e uma das filósofas mais influentes da atualidade.

“Será a primeira vez que Butler fará uma conferência no Brasil e estamos muito felizes por ela ter aceito o nosso convite para vir ao nosso evento, que leva o nome de um dos livros mais importantes dela, que ainda não foi traduzido em nosso país”, disse Leandro Colling, coordenador do CUS e integrante da comissão organizadora do seminário.

O Seminário Internacional Desfazendo Gênero foi criado em 2012 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pelo núcleo Tirésias, que na época era coordenado pela professora Berenice Bento. A proposta foi a de criar um espaço específico para os estudos e ativismos queer no país. “Na primeira edição, em Natal, o CUS se responsabilizou a realizar a segunda edição em Salvador. Agora estamos fazendo parcerias com várias instituições e grupos da Bahia para realizar um grande evento aqui na UFBA”, explicou Colling. A primeira reunião para construir as parcerias foi realizada na tarde do dia 22 de setembro, com a presença de 12 pessoas, representando programas de pós-graduação da UFBA (Poscultura, EISU, PPGNEIM, Poscom), UNEB (Pos-crítica), UFRB e Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB.

Junto com o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero Deverá ocorrer uma mostra artística, que será coordenada pelo professor Djalma Thürler, que também coordena o CUS. “A ideia é evidenciar que a arte é e pode ser uma poderosa ferramenta para o respeito às diferenças. E artistas serão também palestrantes no evento, discutindo a sua produção e mantendo diálogos com pessoas que fazem o mesmo em outros lugares”, destaca Thürler.

Em breve será anunciado o tema do evento, o calendário completo e toda a sua programação.