Curta O Gênero abre inscrições para realizadores em audiovisual

Genilson Coutinho,
12/12/2011 | 14h12

Novo projeto da Fábrica de Imagens coloca em foco a promoção da equidade de gênero

Até 10 de fevereiro de 2012, a Fábrica de Imagens recebe filmes curta-metragem, documentário ou ficção, para serem exibidos no “Curta O Gênero 2012 – Mostra Nacional Audiovisual/ Seminários / Itinerâncias”. As inscrições podem ser feitas no site: www.curtaogenero.org.br. O material deve ter como elemento central as relações de gênero em qualquer espaço e nas suas intersecções com questões de violência contra mulher, masculinidades, paternidade, diversidade sexual, raça, classe, exploração sexual, dentre outros.

A Mostra Curta O Gênero acontecerá em Fortaleza no período de 07 a 11 de março de 2012 e terá a curadoria composta pelo antropólogo Richard Parker, cientista político, diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) e diretor do Centro de Gênero, Sexualidade da Columbia University – NY, pela cineasta e coordenadora geral do Cine Ceará Margarita Hernández e pelo psicólogo e diretor da Fábrica de Imagens, Marcos Rocha.

Na programação do evento estão previstas ainda mostras escolares, oficinas e minicursos para educadores, alunos da rede pública de ensino, Pontos de Cultura, organizações de gênero/mulher e congêneres, governamentais e não governamentais em 10 cidades do interior do Ceará.

Saiba mais sobre o Curta O Gênero

O Curta O Gênero 2012 se coloca como uma contribuição para a mudança de mentalidades através da difusão de produções audiovisuais comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero e com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na eqüidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. O Projeto, em toda sua amplitude, assume um compromisso sócio-político com a construção de uma cultura de liberdade, de solidariedade e de justiça entre homens e mulheres em suas múltiplas possibilidades performáticas. O Curta O Gênero tem o apoio do Governo e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei de Incentivo Fiscal, apoio cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza e patrocínio da Coelce.

Visite o site aqui