COSMÉTICA 2011 COMEÇA REPLETA DE NOVIDADES

Genilson Coutinho,
01/07/2011 | 19h07

Lançamentos tecnológicos atraem grande público

Botox para reconstrução capilar, terapia para cabelo a base de caviar, máscaras para os cílios com cores vibrantes a prova de água, hidratação a laser em 10 minutos, creme para escova a base de açaí, esmaltes craquelados de todas as cores e matizantes para cabelos são alguns dos produtos que conquistaram o público no primeiro dia da Cosmética Bahia 2011, aberta nesta sexta, no segundo piso do Centro de Convenções.

Considerada a maior do Nordeste, a feira prossegue até segunda-feira, 04 de julho, das 12 às 22hs, com previsão de atrair mais de 50 mil pessoas nesta terceira edição. A entrada é franca e o público poderá contar com transportegratuito, com ônibus fazendo o trajeto de ida e volta do Shopping Iguatemi – Centro de Convenções.

Os produtos tecnológicos também invadiram os corredores da Cosmética, onde os profissionais de beleza e o público em geral puderam conhecer máquina de laser para análise capilar; hidratação a seco com luz ultravioleta; massageadores corporais com luzes infravermelhas; secadores com efeitos especiais para alisamento e cachos.

A feira ainda traz a preço de atacado todos os tipos de produtos e acessórios de beleza. O público poderá adquirir pranchas de cabelo a partir de R$20, além de dezenas de tipos de escovas, pentes e secadores de todos os preços.

No palco principal e em vários montados nos estandes, o público foi convidado a testar a eficiência e a qualidade de diversos produtos com profissionais de beleza. Além de modelos, muitas pessoas aproveitaram para mudar o visual com cortes de cabelos, tingimentos, alisamentos e maquiagem.

Entre as marcas que participam a da Cosmética, destaque para a Inter Beauty, Magia dos Cabelos, Vangard, Mag Estética, Kevon, Rugero, Salvatore, Quality, Ondulados, Next, Rainha dos Cabelos, Di Kabelo, Salvador Cosméticos, Inoar, Vita Derm, Angles, Italian Color (Hope), Archy, Kinay, Santa Clara, Mar de Rosas, Nano Diafora, Caciporé, DJM Cosméticos, Brenda Hair, Dwellx, Cabelos e Cia, Fissiosul, Bahia Fix, Face Med, Prataria Santa Bárbara, Mibella, Laser Bahia, Unifacs, Ser Mulher, Extratos da Terra, Divina Essência, Personalité, Adelia Mendonça, Bella Mania e Kenay.

NEGÓCIOS

No setor é um dos que mais cresce no Brasil, a Bahia conta com aproximadamente100 indústrias de cosméticos, sendo que, dessas, 60 já são legalizadas e as demais estão em processo de regulamentação. Algumas delas já exportam produtos voltados para o público negro diretamente para a África.

Em relação ao mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, conforme dados do Euromonitor de 2010, o Brasil ocupa a terceira posição. É o primeiro mercado em desodorante, produtos infantis e perfumaria; segundo mercado em produtos para higiene oral, proteção solar, masculinos, cabelos e banho; e terceiro em produtos cosmético cores; quarto em pele e quinto em depilatórios.

Segundo a Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – o setor apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 10,5% nos últimos 15 anos, tendo passado de um faturamento “ExFactory”, líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 27,3 bilhões em 2010.

O que demonstra o ritmo a que a indústria cosmética do país está trabalhando. Pela 15ª vez consecutiva, o setor teve um crescimento anual de dois dígitos e a comercialização foi superior em 6% em relação a 2008.

As vendas de itens de higiene pessoal chegaram a R$ 14,495 bilhões, com crescimento de 14,41% em valor e 4,63% em volume. A participação do ramo de perfumaria ficou em R$ 3,72 bilhões, um crescimento de 15,72% e 3,5% em volume. Atacado e varejo juntos representaram 64,72%, vendas diretas 29,89% e franquias com 5,26%.

SERVIÇO:

Cosmética Bahia 2011

Data: 01 a 04 de Julho

Horário: das 12h às 22h

Local: Centro de Convenções da Bahia

Entrada franca