In Moda

Concurso Beleza Negra Multirracial Pérolas Negras cria oportunidades para jovens do interior da Bahia

Redação,
19/01/2021 | 00h01
(Foto: Divulgação)

O Concurso Beleza Negra Multirracial Pérolas Negras foi criado pelo produtor cultural Adão Andrade em 13 de abril de 1996.

Adão Andrade nasceu em Salvador, no bairro dos Mares e morou na rua Direta do Uruguai durante parte de sua infância. Logo após, mudou-se para Simões Filho onde ficou mais 4 anos e definitivamente para Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, por volta de 1983.

Em Santo Antônio de Jesus, começou sua vida cultural cedo incentivado por um programa do Governo voltado para crianças do ensino fundamental Chamado Ciranda do Livro, apaixonou-se por revistas em quadrinhos e teve contato com o teatro no colégio e também nas gincanas, onde conheceu também a dança e quadrilhas juninas. Seu contato com a cultura negra, deu-se através de sua paixão pelas Micaretas da cidade, em especial o desfile dos blocos afros locais Olorum e Filhos da Jamaica, e posteriormente, conheceu Mestre Roque dos Anjos e passou a frequentar a Academia de Capoeira Ogunjá, onde através desse saudoso Mestre teve o contato com Bumba-Meu-Boi, Puxada de Rede, Capoeira, um pouco mais do universo cultural do Candomblé, Samba de Roda e principalmente a dança afro, chegando a fazer parte do grupo de dançarinos da Banda Reggae Olorum.

(Foto: Divulgação)

Com essa bagagem cultural, ele realizou seu primeiro desfile de beleza negra, em 1996 somente para mulheres e os homens fariam parte da história do desfile somente a partir de 1999.

No ano 2000, o concurso antes voltado exclusivamente para a beleza negra, criou dentro do evento o Desfile Multirracial, para que negros de pele clara e não negros pudessem também participar e desde então o nome do evento é Beleza Negra Multirracial Pérolas Negras e lá se vão 23 anos de realização.

O concurso Pérolas Negras faz parte do cenário cultural de 4 cidades: Santo Antônio de Jesus, Nazaré, Valença e Salvador, onde são escolhidos vencedores que são premiados com faixa nas seguintes categorias: Miss e Mister Pérola Negra (Local e Bahia ); Miss e Mister Multirracial (Local e Bahia); Miss e Mister Simpatia; Miss e Mister Revelação; Miss e Mister Originalidade e Miss e Mister Corpo.

(Foto: Divulgação)

2020 foi um ano extremamente desafiador para todos os desfiles e concursos de beleza do país e o Pérolas Negras também teve que se reinventar frente as exigências sanitárias da Organização Mundial de Saúde para combater a pandemia por coronavírus. Como fazer concurso de beleza negra sem público e com distanciamento social e ainda com os modelos usando máscaras.. tivemos que realmente nos reinventar e realizamos 3 lives durante o ano.

A live de Santo Antônio de Jesus aconteceu no dia 27 de setembro de 2020 com o tema Primavera Africana e foi transmitida direto do Centro Cultural da cidade. A de Salvador foi dia 18 de outubro e transmitida com o apoio da Band Bahia, direto do Pelourinho. Finalmente Nazaré/Valença (dois concursos em apenas uma live) aconteceu dia 6 de dezembro na Mansão do Craque Vampeta.

O resultado positivo das lives foi a difusão de nosso canal no YouTube Beleza Negra e Multirracial Pérolas Negras, que ganhou mais inscritos e milhares de visualizações.

Para 2021 o tema escolhido foi Wakanda Forever, uma alusão a riqueza do Continente Africano, uma exaltação à beleza e a cultura negra e ao mesmo tempo uma relfexão proposta pela ONU na Década Internacional do Afrodescendente que é vidas negras.