“Conactus – A Essência do Ser” em Salvador

Genilson Coutinho,
21/11/2013 | 15h11

Pela primeira vez em Salvador, a Crepúsculo Cia de Dança chega à capital no dia 30 de novembro e fica até dia 01 de dezembro para apresentar o espetáculo “Conactus – A Essência do Ser”, no Teatro Movimento (Campus UFBA – Ondina). Formada por dez integrantes, sendo que seis bailarinos apresentam deficiências físicas e dão exemplo de superação, a Cia é considerada uma das referências nacionais em dança contemporânea inclusiva.

A montagem que surgiu do desejo de nove intérpretes criadores em investigar as razões e desrazões que nos lançam à potência de agir. Apresenta ao público a diferença sob uma nova ótica, a da alegria de ter a diversidade como algo desafiador, novo e necessário à toda a sociedade.

Utilizando-se de ações cênicas híbridas da dança e do teatro, a companhia estimula uma produção de sentimentos, pensamentos e atitudes sobre os quais os corpos se alegram. No espetáculo está impresso o trabalho desenvolvido há 15 anos pela Associação Crepúsculo na promoção de diferentes vivências e encontros, acessos e ações que potencializam expressões e vidas que antes permaneciam anônimas, escondidas, segregadas e envergonhadas.

 

Sobre A Crepúsculo Cia de Dança:

A Crepúsculo Cia de Dança integra uma das ações da Associação Crepúsculo, instituição que há 17 anos promove a convivência, a arte, a cultura, os saberes, as diferenças e também similaridades das pessoas com e sem deficiência. A entidade é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a promoção da arte, saúde e educação, através da formação de recursos humanos, artísticos, científicos e técnicos. A Associação Crepúsculo promove ações e incentiva acessos e encontros que potencializam vidas, antes anônimas, escondidas e segregadas. Acreditamos que a troca entre as diferenças produz novas consciências, vivências e reflexões, propiciando acontecimentos de soma e amplitude dos seres.

A subjetividade de cada bailarino é utilizada como possibilidade de movimentos corporais que lhes são próprios. Eles atuam como intérpretes-criadores, buscando gerar novos sentidos e formas para suas vivências e experimentações. Esta atuação possibilita vivenciar sentidos esquecidos, valorizando o aprofundamento de toda expressividade corporal.

Em seu currículo estão os seguintes espetáculos: Tempos (2000), Extensão (2002),Afectos (2006) e Conactus – A Essência do Ser (2010), agora se prepara para dar inicio a sua quinta montagem Ecos – Ressonâncias do corpo e da alma.

 

Serviços:

Conatus – A Essência do Ser

Local: Teatro do Movimento.

Endereço: Av. Ademar de Barros, 2/n – Campus UFBA Ondina

Data: 30 de novembro, às 20h e 01 de dezembro, às 17h

Entrada: 1kl de alimento não perecível  

Informações:  (71) 3421-4200

Informações à Imprensa: