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Como executar uma jornada de Diversidade & Inclusão para além do Mês do Orgulho LGBTQ+

Genilson Coutinho,
25/06/2022 | 11h06

O Grupo Reckitt – multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição – que possui grandes marcas em seu portfólio como Veja, Vanish, SBP, Naldecon, Sustagen e Jontex –, apresenta, neste Mês do Orgulho, suas iniciativas contínuas em prol da comunidade LGBTQ+.

Desde 2020, a companhia têm investido fortemente em Diversidade & Inclusão junto de seus colaboradores por meio da criação de um comitê local, realização de mentorias, palestras, treinamentos e revisões de políticas internas, com o objetivo de auxiliar na construção de uma cultura de inclusão e pertencimento dentro do Grupo Reckitt.

Ainda no pilar educacional, em 2021 foram realizadas mentorias para a liderança da Reckitt Health & Nutrition Comercial em parceria com a consultoria Transcendemos, e o Programa de Inclusão Consciente para todo o time da Reckitt Hygiene Brasil. Além disso, em junho, foi conduzida a 1ª Semana do Orgulho LGBTQ+, que contou com rodas de conversas com líderes internos pertencentes à comunidade, palestra sobre letramento, bate-papos com especialistas externos, show com drag, posicionamento da bandeira na fachada da entrada da Reckitt Hygiene Industrial, entre outras ativações.

Desde então, o grupo de afinidade LGBTQ+ da companhia busca promover ações afirmativas duradouras e que demonstrem, também, um comprometimento externo com a comunidade. Assim, em dezembro de 2021, o Grupo Reckitt assinou a carta de adesão aos 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que mobiliza empresas engajadas em reconhecer os direitos da comunidade LGBTQ+.

Segundo Nayran Cabral, Coordenador de Comunicação Interna da Reckitt Hygiene Comercial e líder do tema de D&I, no ano passado, as ambições globais do Grupo Reckitt em ESG eram as elaborações dos Comitês de Diversidade e Inclusão em todos os mercados em que opera. “Para 2022, conseguimos avançar nos objetivos de longo prazo, enraizando a D&I na cultura da companhia. Temos um Board que acompanha a evolução dos KPIs e planos de ação. Além disso, mais de 100 colaboradores contribuem com o tema, divididos em três grupos de afinidade: mulheres, LGBTQ+, raça e etnia.”
Victor Soutto Mayor, Gerente de Produto de Luftal e Líder de Inclusão complementa sobre a importância das marcas da companhia também assumirem o compromisso de produzir uma comunicação representativa. “Temos mais de 30 marcas em nosso portfólio presentes nas casas de grande parte da população brasileira e um poder de alcance com mídia muito poderoso. É nossa responsabilidade representar nossos consumidores de forma positiva e educativa para que possamos contribuir com a transformação social que o mundo precisa. Um exemplo é da marca Olla, que recentemente lançou um novo posicionamento de marca intitulado Viva suas Verdades e representa a diversidade da comunidade em seu vídeo-manifesto. A marca também realizou diversas ações com influencers LGBTQIAP+, ressaltando a importância não só de representar e dar voz, mas também fomentar o trabalho da comunidade.

Para este mês de junho de 2022, o Grupo Reckitt está promovendo diversas iniciativas internas, como a realização de rodas de conversas com líderes LGBTQ+ e palestras referentes à saúde mental da comunidade, além de informações sobre como ser um aliado – todas com palestrantes de renome, como Leonardo Fabri, da consultoria Transcendemos, e Matheus Emilio, membro da diretoria da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.