Comportamento

Notícias

Tem Direito

Com apoio de NIVEA, Feira Preta inaugura Casa PretaHub, na Bahia, com foco no empreendedorismo

Genilson Coutinho,
13/08/2021 | 12h08
Foto: Divulgação

A NIVEA, marca nº 1 de cuidados com a pele*, iniciou, neste ano, a sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões com o apoio a ONGs e projetos para promover transformação social e impactar a vida de milhares de pessoas no Brasil. Em iniciativa com a Pretahub, organização aceleradora do empreendedorismo negro, a marca é uma das parceiras na inauguração da nova Casa Pretahub, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Localizada no centro, o espaço tem foco em transformação digital de negócios criados por empreendedores negros.

Em sua jornada de propósito, NIVEA deseja promover uma transformação no Brasil, levando o toque em forma de apoio a projetos sociais para comunidades que mais precisam de cuidado, transformando essas entidades em amplificadoras do toque humano e potencializando a capacidade que têm de levar o cuidado adiante a três públicos prioritários: mulheres negras da periferia, idosos e cuidadores e pessoas LGBTQIA+, com foco na comunicado trans.

“Estamos muito felizes em dar este primeiro passo com a Pretahub. Nosso propósito é cuidar das pessoas através do toque, empoderar e enaltecer o empreendedorismo da comunidade negra e temos certeza que a Casa Pretahub será um espaço para muita inovação e criatividade para os baianos. Estamos ansiosos para ver grandes projetos nascendo nesta casa, que foi pensada com muito carinho”, comenta Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA. A marca também é apoiadora do Afrolab, um programa de apoio, promoção e impulsionamento do afroempreendedorismo, por meio do Afrolab Digital, que terá atividades para as áreas de economia criativa. A metodologia dá suporte e capacitação aos negócios desde sua idealização e origem até o escoamento final dos produtos e serviços. Haverá, ainda, a formação imersiva de turmas com foco em mulheres pretas que atuam no desenvolvimento de produtos a partir de práticas manuais e em pessoas negras LGBTQIA+.

Com 800 m², a Casa PretaHub baiana possui estúdio de foto e vídeo feito em parceria com o Facebook e o estúdio de áudio, em construção para gravação de música e podcasts, feitos em parceria com o Instituto Alok, cozinha compartilhada, biblioteca, área de exposições, loja colaborativa apresentada pelo Mercado Livre, café e salas para workshops e ambientes que podem ser ocupados por profissionais autônomos e empresas. A grande novidade do projeto encabeçado por Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, é o espaço para hospedagem. O casarão possui seis quartos prontos para receber artistas, criativos e inventivos para a experiência de residência artística de todo o Brasil.

“Inaugurar a Casa PretaHub na Bahia, maior comunidade de negros e negras fora do continente africano, é a realização de um sonho. Neste ano, a Feira Preta realiza sua 20ª edição, e neste período, com o hub de inventividade preta, a PretaHub, desenvolvemos diversos programas com intuito de impulsionar os afroempreendedores. A casa é a personificação de tudo o que já desenvolvemos e dá um lastro permanente. É um espaço que permite o apoio a esses profissionais desde o processo criativo até o escoamento dos projetos. Tudo isso resgatando a nossa ancestralidade e dando todas as ferramentas para as potências pretas”, diz Adriana.

Espaço para o afroempreendedorismo

A estrutura possui um modelo de negócio híbrido que mescla serviços e reservas tanto gratuitas como pagas. Por exemplo, as reservas podem ser feitas sem custo no site da PretaHub, mas a utilização do espaço possui limitação de tempo. Caso queiram utilizá-lo por mais horas ou dispor do auxílio de um técnico de som, uma produtora, entre outros serviços, há um custo. A mão de obra oferecida é fornecida 100% por empreendedores negros alocados no espaço.

Espaço para manifestações artísticas, não poderia faltar ocupação para construção dos detalhes do casarão. A PretaHub contou com seis artistas, três locais, Marcos da Mata, Maria Struduth e Eloisa França, e três externos, Mozana Amorim, de Salvador (BA), Francine Moura, de Angra dos Reis (RJ), e Ramo, de São Paulo (SP), que ocuparam a estrutura durante dez dias, período em que Adriana e Danielle Almeida fizeram um Afrolab especial com eles. Os artistas foram responsáveis pelas pinturas no interior do imóvel. Para entender melhor a cultura local, vários locais tradicionais da cidade e do entorno foram visitados, como a Casa de Cerâmica, a fábrica de charutos, além de algumas personalidades históricas da cidade e um quilombo que tem no município. Essas imersões possibilitaram que os artistas sentissem e vivenciassem o Recôncavo Baiano, o que fez com que cada obra retratasse a Bahia como ela é. Além da NIVEA, a Casa Pretahub de Cachoeira também conta com apoio de outras empresas, como Suvinil, do Facebook, da Diageo e do Mercado Livre, e fortalecimento Institucional do Institutos Alok e ACP, e da Fundação Tide Setubal.

Liderado por Eliana Gonzaga de Jesus, prefeita de Cachoeira e primeira mulher negra eleita, o município baiano conhecido por ‘Cidade Heróica’ conta com 33.470 mil habitantes e é uma das principais referências da cultura baiana. Em sua maioria composta por afrodescendentes, a cidade se destaca pela forte presença das religiões de matriz africana e também pelo festejo da Irmandade da Boa Morte em homenagem à Nossa Senhora da Boa Morte, que por muito tempo foi responsável pela alforria de inúmeros escravizados.

O Toque que Transforma e Inspira Conexões

Há mais de três anos, NIVEA vem pesquisado globalmente os efeitos do toque humano para a saúde mental, física e da pele. Desde antes da pandemia, as pessoas entrevistadas em pesquisas da marca já diziam que o toque é a chave para uma vida feliz e plena, porém, estavam vivenciando cada vez menos a experiência do toque – situação que foi intensificada com a COVID-19.

O propósito da marca conta com transformações em três frentes: colaboradores, sociedade e consumidores e a combinação desses pilares é que o torna verdadeiro e relevante. É por isso que NIVEA acredita que pode promover uma diferença real na sociedade usando seu alcance e influência para revelar os benefícios do toque físico para a saúde, assim que as circunstâncias permitirem.

A empresa já firmou parceria com sete ONGs com as quais atuará neste ano para levar acolhimento aos três públicos prioritários: Pretahub e Das Pretas – para a comunidade negra; AACD, Velho Amigo e Asilo São Vicente de Paulo – para idosos e cuidadores; e TODXS e ABGLT – para pessoas LGBTQIA+.

Nos próximos anos, NIVEA pretende impactar positivamente a vida de mais de cinco mil pessoas e deixar um verdadeiro marco para a sociedade. “O propósito não é algo novo, é parte do nosso legado e também o futuro da NIVEA. Cuidar das pessoas faz parte do nosso DNA há 110 anos. O toque na pele desempenha um papel vital para criarmos conexões uns com os outros e para melhorar a saúde física e mental das pessoas. Por isso, iniciamos essa jornada de conscientização: vamos auxiliar grupos vulneráveis que sofrem com o isolamento social, físico ou emocional. Desejamos criar vínculos verdadeiros e ser relevantes na vida dos consumidores e da sociedade”, finaliza Christian Goetz, presidente da NIVEA no Brasil.

Serviço

Casa PretaHub Cachoeira

Endereço: Rua Vinte e cinco de junho, 04, centro, Cachoeira – BA

Informações: https://casapretahub.com.br/

Sobre a NIVEA

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes. 

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele. 

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca. 

Sobre a PretaHub

PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É uma evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia negra da América Latina, que em 2018 atingiu sua maioridade. Quer saber mais? https://www.pretahub.com

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.