Chapada Diamantina recebe 1ª edição do projeto ABC do Cinema

Genilson Coutinho,
16/02/2013 | 16h02


A cidade de Seabra, centro geográfico da Bahia, localizada na Chapada Diamantina e distante 460 km de Salvador, recebe de 25 de fevereiro a 2 de março, a primeira edição do projeto ABC do Cinema, coordenado pela cineasta Sophia Midian.
O projeto consiste na realização de uma oficina audiovisual, que acontecerá no Colégio Central de Seabra, voltada para estudantes do sertão da Bahia, que dificilmente têm acesso a filmes importantes da história do cinema. Conjugada com a oficina,será realizada uma mostra de filmes na Praça de Eventos da cidade. Longas como Tempos Modernos, de Charles Chaplin, e Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica, que retratam movimentos artísticos e pontuais da história do cinema, serão exibidos juntamente com curtas baianos que tem a curadoria da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV). Dentre os curtas estão o premiado Menino do 5, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira; O cadeado, de Leon Sampaio; e Mr. Abrakadabra, de José Araripe Jr..
Para a cineasta Sophia Midian, retornar à cidade natal com o projeto é uma maneira de devolver à sua cidade todo o repertório cultural, tudo que do sertão emana em sua obra e trabalho. “Nasci e vivi em Seabra a minha primeira infância. Tenho compreensão do universo sertanejo da minha terra e do quão se está distante, ainda, de uma apreciação sobre o cinema que não se limite ao cinema de mercado. Como a maioria das cidades não possui salas e o acesso é feito através dos filmes exibidos na tv aberta ou adquiridos através dos vendedores piratas, falta esse estímulo ao consumo de outras expressões audiovisuais como o cinema experimental, de vanguarda, de autor, as vertentes da videoarte. Fico feliz em poder contribuir para despertar esse novo olhar sobre o cinema e proporcionar uma visão crítica diante dos produtos audiovisuais”, afirma a cineasta.
A oficina é destinada a estudantes de escola pública, com faixa etária de 17 a 24 anos. No programa estão temas como a historiografia do cinema e seus principais autores e diretores; introdução à teoria do cinema e conceitos básicos; dentre outros. “O cinema será visto desde a sua origem, enquanto instrumento tecnológico capaz de capturar imagens em movimento até a sua consolidação como linguagem de expressão cultural”, afirma a cineasta, que também ministrará as aulas da Oficina.
As atividades do projeto – oficina e mostra – são gratuitas. As aulas acontecerão no Colégio Central de Seabra, das 9 horas às 12 horas. Para se inscrever, basta acessar o site www.abcdocinema.com, e acessar a página Inscrição. As sessões de filmes na Praça de eventos são abertas a toda a comunidade.

Veja a programação completa com as datas e os filmes que serão exibidos:

25 de fevereiro / Sessão de abertura
– Menino do 5 – Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira (20’)
– Tempos Modernos- Charles Chaplin (1h27’)

26 de fevereiro:
– O Cadeado – Leon Sampaio (12’)
– Ladrões de Bicicleta – Vittorio De Sica (1h48’)

27 de fevereiro:
– O Velho e os 3 Meninos – Henrique Filho (7’20’’)
– Viridiana – Luis Buñuel (1h30’)

28 de fevereiro:
– Mr. Abrakadabra – José Araripe Jr. (13’)
– A Noite Americana – François Truffaut (1h55’)

1º de março:
– Carro de Boi – Nicolas Hallet (4’33”)
– Desterro – Marcelo Rabelo (4’34”)
– Macunaíma – Joaquim Pedro de Andrade (1h30’)

02 de março – Sessão de Encerramento:
– Premonição – Pedro Abib (15´)
– O pagador de Promessas – Anselmo Duarte (1h58’)