Gastronomia

Cerveja Itaipava implementa novos rótulos sustentáveis

Genilson Coutinho,
15/04/2021 | 21h04

A cerveja Itaipava mudou a composição dos rótulos da linha de garrafas de 600 ml e de um litro para um papel 100% reciclável, que vai integrar um movimento cíclico de reaproveitamento do insumo, tornando a produção mais sustentável. Após o uso, os novos rótulos retornarão para as papeleiras, entrando novamente no processo de fabricação de novos insumos a base de papel. Este novo processo é liderado pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens do Grupo Petrópolis, em parceria com o Grupo Savasa Impressores. O investimento inicial do Grupo Petrópolis neste projeto foi cerca de R$400 mil.

O novo processo de reciclagem empregado para os rótulos passa por seleção dos materiais, preparação da polpa de papel e transformação em bobina de papel reciclado. No processo de produção dos rótulos, a empresa recebe a bobina e aplica as tintas e vernizes para realizar a impressão e finaliza o processo com o corte no formato desejado.

O Grupo Petrópolis já adquiriu 200 toneladas de papel para a continuidade do projeto. Além do ganho ambiental com o uso dos novos rótulos, o Grupo Petrópolis estima economizar 8% em relação ao material que é usado atualmente, o que representa uma economia de R$ 1 Milhão ao ano na cadeia produtiva. Os próximos passos agora são viabilizar a produção em grande escala e estender o projeto para demais itens do portfólio do Grupo.

SOBRE A ITAIPAVA
Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava, a cerveja do verão, conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A Família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br/

@itaipava