Centro de Estudos e Pesquisas Mário Gusmão realiza seminário para discutir os novos rumos do negro no Brasil
Estão abertas, até o dia 9 de dezembro, as inscrições gratuitas para o Seminário “Somos Africanos? – Novo Pensamento Negro”, que acontece na Biblioteca Central dos Barris, de 13 a 15 de dezembro. O evento pretende discutir questões de identidade e as novas demandas dos negros, os desafios do mercado após algumas conquistas e a instituição dos marcos regulatórios previstos em lei no Brasil.
O seminário prevê palestras e grupos de discussão com a participação de pesquisadores, artistas, políticos e ativistas do movimento negro. Dentre as presenças de maior destaque estão a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro “Defeito de Cor” (Melhor Romance Brasileiro de 2007, pela Casa de Las Américas); Zulu, Presidente Fundação Cultural Palmares; a Senadora Lídice da Mata; e o documentarista e cineasta Joel Zito Araújo.
Durante o evento, serão debatidos temas como o pensamento do novo negro brasileiro e o fim da africanidade; a arte afro-brasileira e os desafios do mercado; a juventude e a negritude como estratégia mercadologica; a academia e um novo pensamento afro-brasileiro no pais, além da legislação, conquistas e demandas dos negros.
Quem quiser participar das plenárias deverá preencher a ficha de inscrição no endereço http://www.cemag.org.br/somosafricanos/. A escolha dos participantes, feita pela comissão
organizadora, respeitará a ordem de inscrições e seguirá os seguintes critérios: experiência profissional diretamente relacionada à temática do evento; aderência aos grupos de discussão; participação em projetos e eventos ligados à questão negra no Brasil.
O processo seletivo é gratuito, contempla até 250 pessoas e o resultado da seleção será divulgado na noite de 10 de dezembro, no site do evento.
Serviço:
Seminário “Somos Negros? – Novo Pensamento Negro” – inscrições abertas
Quando: de hoje até 9 de dezembro
Como: preencher o formulário de inscrição no site do evento:
http://www.cemag.org.br/somosafricanos
Lotação: 250 participantes
Custo: gratuito