Casa Rosa-DF participará do I Encontro Nacional de Casas de Acolhimento LGBTQIA+

Redação,
13/05/2024 | 15h05
Foto: Divulgação

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, o auditório da Fiocruz-Brasília vai receber o I Encontro Nacional de Casas de Acolhimento LGBTQIA+, um encontro que vai reunir representações de 11 casas socioassistenciais de acolhimento a pessoas LGBTQIAPN+ de todo o país, incluindo a Casa Rosa, única casa desta natureza do Centro-Oeste. Na ocasião, serão assinados os Termos de Adesão das Casas de Acolhimento LGBTQIAPN+ ao Programa Acolher+, com a participação do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

A assinatura dos Termos será realizada na cerimônia de abertura do evento, dia 15 de maio, a partir das 18h. 

I Encontro Nacional de Casas de Acolhimento LGBTQIA+ é promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, no âmbito das atividades do Acolher+, programa de abrangência nacional que fortalecerá instituições que acolhem pessoas em situação de abandono familiar, risco ou violência, com o objetivo de proteger, promover e defender os direitos das pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.

“É motivo de grande orgulho e alegria assinarmos esse termo. A Casa Rosa vem fortalecendo constantemente suas atividades e seu trabalho institucional no Distrito Federal e é de suma importância compartilhar experiências, boas práticas, desafios e demais perspectivas com casas de todo o país”, afirma Pedro Matias, coordenador da Casa.

O propósito do I Encontro Nacional das Casas de Acolhimento LGBTQIA+ é fomentar a integração e a formação continuada das pessoas que desempenham funções nas Casas de Acolhimento, visando qualificar o atendimento voltado às pessoas LGBTQIA+. Tais diálogos têm por objetivo identificar os desafios enfrentados e as prioridades para a formulação da Política Nacional de Acolhimento LGBTQIA+, direcionada às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social acrescida. 

Nos demais dias de programação, o encontro contará com paineis de discussão, palestras, círculos de diálogos e oficinas.

Sobre a Casa Rosa:

A Casa Rosa é um espaço que atua em favor do acolhimento e reinserção social assim como no mercado de trabalho de pessoas LGBTQIAP+ (adultas), em situação de vulnerabilidade. A Casa fica em Sobradinho 1 e atende moradoras e moradores do DF e Entorno, sendo a única instituição deste tipo no Centro-Oeste. Mantida por doações de pessoas físicas, trabalho de voluntários e parcerias com o setor privado. A instituição também firmou, desde 2023, parcerias com órgãos governamentais. Todas as atividades promovidas pela Casa Rosa são gratuitas.

Serviço:

I Encontro Nacional de Casas de Acolhimento LGBTQIA+

Cerimônia de abertura e assinatura dos termos de adesão

Presença do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida

Data: 15 de maio, quarta-feira, 

Local: Fundação Oswaldo Cruz – Distrito Federal

Horário: 18h

Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A – Brasília

assinatura dos Termos de Adesão e Cerimônia de Abertura