Cartunista baiano ganha Menção Honrosa em concurso internacional no México

Genilson Coutinho,
30/11/2012 | 10h11

O cartunista Sidney Falcão, do blog Charges da Metrópole, do Metro1, ganhou Menção Honrosa no Concurso Internacional del Cartón de Sinaloa, no  México, com a gravura “Libertad para la diversidad”, baseada no tema da edição, diversidade sexual. A concorrência, da qual participaram 325 artistas de 57 países, com 691 trabalhos inscritos, levou em consideração originalidade, apego ao tema e execução gráfica, e foi vencida pelo ucraniano Konstantin Kasanachev.

O brasileiro Paulo Volmar Mattos Vilanova e o espanhol Félix González Fernández foram, respectivamente, segundo e terceiro colocados na premiação principal.

Além de Sidney, que também publica suas charges no Jornal da Metrópole, outros cinco artistas tiveram seus trabalhos destacados “pela originalidade e excelente trabalho como cartunistas”: o ucraniano Kazanevusky Vladimir; o cubano Reynario Tamayo; o francês Bernard Bouton; o indonésio Yonus Erlangga, além do russo Ziatknovsky.

“Pra mim é uma grande conquista, ainda mais por eu ter ficado sem participar de salões de humor por três anos, e principalmente, por concorrer no exterior ao lado de artistas de grandes escolas do cartum mundial como a cubana, a russa, a mexicana, a iraniana, a francesa e a argentina por exemplo”, comemorou Sid, que este ano foi vice-campeão na categoria Charge do Salão de Humor de Volta Redonda-RJ, um dos mais importantes do país.