Carta ao Povo da Bahia: Homofobia não combina com a nossa alegria

Genilson Coutinho,
17/05/2011 | 00h05

Hoje  (17/05) é o Dia Nacional  de Combate a Homofobia, o  nosso desejo  é  que neste dia o povo da cidade mais feliz do Brasil não se deixem silenciar pela violência e pelo preconceito daqueles  que  não sabem o sentido correto da palavra amor.

A função social do Site Dois Terços, veículo  assumidamente  gay,  é de ser um instrumento de luta e denuncia da violação dos nossos direitos como cidadãos brasileiros. Já conseguimos avançar em muitos pontos, mas continuaremos nessa luta para que um dia consigamos acabar de vez com a homofobia e que possamos promover uma educação para sexualidade pautada na afetividade, no respeito e na tolerância

Esta noite eu tive um sonho: Haveria um tempo em que os homens seriam gentis; que suas vozes seriam suaves e as palavras convidativas.  Haveria um tempo em que o amor seria cego, que o mundo fosse uma canção, e a canção fosse excitante! Sonhei com um tempo onde os corações eram leves, onde as mãos se tocavam e as cores já não importavam mais, pois todos eram banhados pela mesma luz dourada ao por do sol. Sonhei que haveria um tempo em que tudo isso não seria errado…

No sonho que eu sonhei com quem você passa as horas não importa, seja homem ou mulher, a esperança está sempre altiva e a vida cálida. Sonhei que o amor nunca morreria e que o destino seria misericordioso. Sonhei que eu era jovem e destemido, que não havia vergonha e culpa, ou “pecado” a ser punido.

Então vieram os lobos, e vociferaram coisas feias, me chamaram por nomes impronunciáveis. Disseram que meu sonho era vergonhoso.

Então no sonho você veio até a mim, e nossos corações bateram juntos, e me disseste que havia beleza do jeito que eu era e que podia ver através de meus olhos.

Eu sonhei que a vida poderia ser muito mais bonita, que eu poderia cantar com a sua voz, o sonho que eu sonhei…

“Por que é que, culturalmente, nós nos sentimos mais confortáveis vendo dois homens segurando armas do que dando as mãos?”

Ernest Gaines

Por que 17 de Maio?

O dia 17 de maio  tornou-se oficialmente o Dia Nacional contra a Homofobia no Brasil , através de um decreto do Presidente Lula de instituído em 7 de junho de 2010. Nos principais países do mundo esta data é lembrada como um alerta para erradicar todas as formas de preconceito e discriminação contra as pessoas LGBT, que representam por volta de 10% da população mundial. Mais de 20 milhões de brasileiros, cujo índice de assassinatos aumentou em 113% nos últimos cinco anos. Em 2010 foram notificados 260 assassinatos de gays e travestis, contando-se já em 2011 um total de  76 “homocídios”, fazendo do Brasil o campeão mundial de crimes homofóbicos. O risco de uma travesti ser assassinada no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos.