Comportamento

Social

Campeão olímpico da natação Ian Thorpe assume que é gay

Genilson Coutinho,
14/07/2014 | 02h07
Ian Thorpe foi entrevistado por Michael Parkinson (foto: Primage/divulgação)

Ian Thorpe foi entrevistado por Michael Parkinson (foto: Primage/divulgação)

Campeão olímpico Ian Thorpe admitiu ser gay em entrevista ao Channel 10, principal rede de televisão da Austrália no programa que foi ao ar  domingo(13)  . As informações são do jornal australiano Daily Telegraph, que antecipou o depoimento que o nadador deu ao entrevistador britânico Sir Michael Parkinson, que considerou a entrevista uma das melhores que já conduziu.

De acordo com o jornal, o multicampeão olímpico e mundial confessou que é gay, apesar de ter namorado mulheres no passado. A publicação ainda conta que Thorpe deu detalhes de anos de depressão sofrida enquanto negava sua sexualidade para o mundo. Em sua autobiografia ‘This Is Me’, publicada em 2012, o medalhista de ouro disse que se sentia magoado com os questionamentos em torno de sua sexualidade.

“O que eu acho doloroso sobre isso é que as pessoas estão questionando minha integridade e o que eu digo. Esta é a única parte que eu considero dolorosa, que seria alguma coisa que eu me sentiria envergonhado e que eu esconderia”, escreveu no livro.

As negações de Thorpe duraram mais de uma década, já que as primeiras começaram na ascensão de sua carreira, nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, quando o nadador tinha apenas 15 anos.

Peter Meakin, chefe do Channel 10, se recusou a confirmar a revelação do campeão olímpico e limitou-se a dizer ao jornal australiano que a entrevista foi “maravilhosa”.

Ian Thorpe recentemente saiu de uma clínica de reabilitação e enfrentou batalhas públicas envolvendo álcool e drogas. Amigos próximos ao nadador afirmam que a família do ex-atleta tem tido papel importante na recuperação do nadador.

O australiano ganhou três medalhas de ouro nos Jogos de 2000 e duas em Atenas 2004, sendo um dos astros de sua geração. Caso confirmada a revelação, Thorpe entrará em uma lista crescente de atletas que admitem ser gay publicamente. Recentemente, Tom Daley, saltador britânico, Jason Collin, da NBA, e Michael Sam, da NFL, também fizeram a revelação. Com informações do Terra .

Assista a entrevsita aqui