Notícias

Campanha do Mercado Livre que construiu beijos icônicos LGBTQIA+ vira exposição digital

Genilson Coutinho,
14/10/2021 | 14h10
Foto: Divulgação

O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigxs da Arte, e a GUT São Paulo lançam a exposição digital Beijos Icônicos, desenvolvida a partir de uma campanha publicitária criada para o Mercado Livre em celebração ao mês do orgulho. A ação lançada em junho desse ano tinha como principal proposta universalizar beijos entre todos os tipos de casais .

A mostra será lançada na segunda quinzena de setembro e poderá ser acessada através das plataformas de Diversidade e Inclusão do Google Arts and Culture #CulturaEmCasa , via smartphone ou computador. A exposição é importante para colaborar com a visibilização dos beijos LGBTQI+, que não são amplamente registrados – prova disso é o fato de que quase todos os beijos icônicos retratados no cenário cultural são heteronormativos.

“Beijos Icônicos” é composta por 10 fotos que retratam beijos inspiradores, clicadas pelo fotógrafo Rodrigo Maltchique. Conhecido por seu trabalho com perfil arrojado e criativo, Maltchique captura nas imagens expressões livres de amor em closes que fazem alusão a momentos icônicos da cultura Pop. As fotos foram produzidas para uma campanha assinada pela GUT São Paulo para o Mercado Livre, empresa patrocinadora da ação, no Mês do Orgulho. O resultado foi tão artístico que o trabalho transbordou para o universo da arte, tornando-se expressão de resistência.

“Para nós, do Mercado Livre, é uma honra receber o convite para o Museu. Ver que nossa campanha cresceu espontaneamente e se tornou um símbolo da luta e do Orgulho LGBTQIA+ nos dá mais força de vontade de continuar com esse trabalho tão lindo que realizamos. Temos em nossa premissa que o amor é livre e, com os ‘beijos icônicos’, trouxemos e fizemos que o amor ganhasse destaque com expressões variadas, representando todas as diversas formas de amar que existem. Com a nossa campanha, pudemos mudar o algoritmo para fazer com que quem se sente invisível diante dos olhos da sociedade, pudesse deixar o seu espaço demarcado”, fala Thais Souza Nicolau, Diretora Regional de Branding do Mercado Livre.

“Essa é uma das partes mais gratificantes do nosso trabalho: ter a oportunidade de ajudar a mover as estruturas, quebrando paradigmas e preconceitos. Uma campanha dá certo quando começa a fazer parte da cultura. Quando nasceu a ideia, sabíamos que seria ousada. Vê-la se transformando em uma exposição de arte e valorizando a bandeira LGBTQIA+ de forma ativa é uma alegria”, comenta Bruno Brux, ECD da GUT São Paulo.

“As relações afetivas e as demonstrações de carinho de casais LGBTI+ sempre foram invisibilizadas. Essas referências e imagens de afeto sempre fizeram falta para nossa comunidade. Beijos Icônicos, a nova exposição virtual do MDS, procura ser uma resposta ao retratar beijos entre pessoas LGBTI+ e escancarar esse amor.”, diz Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual.

O Museu da Diversidade Sexual tem como missão fomentar ações que gerem impacto social, como a campanha de Mercado Livre que inspira a mostra Beijos Icônicos “É urgente aproximar do ambiente público as reflexões que esses Beijos Icônicos nos trazem. Outro ponto importante é tornar a exposição o mais acessível possível, por meio de uma ferramenta online e de fácil acesso, como a Google Arts and Culture”, comenta Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 69,8 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 29 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 60 milhões de pagadores ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre é a única da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo, segundo o GPTW 2020.

Sobre a GUT São Paulo

A GUT é mais que uma agência de publicidade. É um espaço que respira criatividade, inovação e vontade de se comunicar com propósito. Fundada em 2019 pelos publicitários Anselmo Ramos e Gastón Bigio, a GUT é focada na criação e execução de campanhas arrojadas, com forte potencial de viralizar e gerar conversas. Dentre seus principais clientes estão Porto Seguro, Mercado Livre, Mercado Pago, Skol, Nestlé, Quinto Andar, entre muitos outros.

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado em maio de 2012 e é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Sua missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBTQI+ brasileira através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais. As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco nas orientações, identidades e expressões de gênero dissidentes.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa
Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Já foram registradas 5,4 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.300 mil cidades e 135 países. E envolvendo 13 mil profissionais do setor.Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.

A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo Este mês também foi lançada parceria com o estado do Ceará, em que serão transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense como o “Cineteatro São Luiz”, “Porto Dragão Sessions” e “Zona de Criação”.

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.

Redes Sociais

https://www.facebook.com/museudadiversidadeoficial/

https://www.instagram.com/museudadiversidadesexual/

https://twitter.com/mus_diversidade/