‘Biscoito do orgulho gay’ gera polêmica na internet

Genilson Coutinho,
28/06/2012 | 08h06

Uma campanha da bolacha Oreo no Facebook – com a imagem de um biscoito com um recheio nas cores do arco-íris – o tradicional símbolo gay – foi ”curtida” por mais de 200 mil internautas e já acumulou mais de 60 mil comentários desde a última segunda-feira (25), quando foi lançada. Desde então a internet virou palco para um duelo entre os defensores da iniciativa e os seus críticos.

Na campanha, a imagem do biscoito de chocolate aparece logo acima da data ”25 de junho” e da palavra ”orgulho”, em referência ao Dia do Orgulho Day, seguida ainda da frase ”Orgulhosamente apoie o amor!”.

O Dia do Orgulho Gay na verdade é celebrado em 28 de junho, mas o mês de junho tradicionalmente é o mês do orgulho gay em diferentes partes do mundo. O biscoito multicolorido foi especialmente criado para a campanha e não está à venda.

A página do Oreo conta com quase 27 milhões de seguidores. A maior parte dos comentários deixados abaixo da imagem do biscoito multicores foram positivos, mas muitos foram críticos em relação à campanha publicitária.

Embora a maior parte dos comentários tenha sido positiva, outros – é claro – criticaram. Houve cristãos evangélicos fundamentalistas que – é claro – fizeram questão de citar passagens bíblicas e de condenar a iniciativa. Alguns comentários foram patentemente homofóbicos, como um que acusou os gays de tentarem “espalhar sua doença na mente das crianças”. Consumidores conservadores inconformados, por sua vez, dizem que vão boicotar a marca e sua proprietária, a Kraft Foods, dona da empresa que produz os biscoitos, a Nabisco.

“Como empresa, a Kraft Foods tem uma história de orgulho em celebrar a diversidade e a inclusão. Nós acreditamos que o anúncio do Oreo é um divertido reflexo dos nossos valores”, afirmou  Basil Maglaris, diretor-assistente de Assuntos Corporativos da Kraft.

Veja na pagina  da Oreo no Facebook  os mais de 200 comentários sobre a homenagem