Notícias

Atração disponibiliza oficinas de marcenaria e manutenção residencial gratuitas para pessoas trans em Salvador

Genilson Coutinho,
22/05/2022 | 10h05


A Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Ação – Atração, lançou o projeto “Empoderamento da ponta da furadeira”, através do qual vai disponilibizar vagas gratuitas para pessoas trans em oficinas de Manutenção Residencial e Marcenaria, que serão realizadas presencialmente na cidade de Salvador. 

As oficinas serão ministradas pelo Entre Minas, uma organização com foco no fortalecimento de mulheres através da capacitação, com mais de 4 anos de experiência de mercado trabalhando autonomia para fazer reparos em casa, sem depender de ninguém, ou até mesmo criar mais uma forma de geração de renda. 

Através da parceria da Atração com o Entre Minas, serão disponibilizadas 10 vagas gratuitas para pessoas trans (incluindo homens e mulheres trans, travestis e pessoas não binárias) para oficina de Manutenção Residencial e 10 vagas para oficina de Marcenaria 

Na oficina de manutenção residencial são trabalhadas: Manuseio elétrico com segurança (troca de tomada, amperagem, iluminação, resistência de chuveiro, como funciona disjuntores); hidráulica (como instalar um sifão, como resolver pequenos vazamentos) e manuseio de furadeira e parafusadeira, entre outras coisas. Já na oficina de marcenaria é trabalhado: madeira, projeto, plano de corte, funcionalidade de cada equipamento. Manuseio de máquinas e ferramentas: Serra de corte – tico tico, lixadeira, esmerilhadeira, furadeira e parafusadeira. Uso de sargento esquadro, trena, compasso. Aula teórica e prática. O que for produzido por você, no final da aula será levado para casa. 

O objetivo desse projeto é possibilitar o início de uma formação autônoma de pessoas trans para atuar nessas áreas, gerando renda para si e para suas famílias; e também para que elas possam realizar pequenos serviços/reparos sem necessitar de intervenção de terceiros, pois sabemos que, além de trazer custos, isso pode ser um fator de risco para pessoas trans que moram sozinhas, por exemplo. 

As oficinas têm duração de um turno. No dia 14 de junho (terça-feira) será a de manutenção residencial, que terá uma turma de manhã e uma turma à tarde. Já no dia 18 de junho (sábado) será a de marcenaria, que também contará com uma turma de manhã e uma turma à tarde. 

As oficinas são exclusivas para pessoas trans e travestis. As inscrições estão abertas até o dia 2 de junho ou até todas as vagas serem preenchidas, o que ocorrer primeiro. Só será admitida a participação de uma mesma pessoa nas duas oficinas caso não haja inscritos suficientes para preencher todas as vagas.

O quê: oficinas gratuitas de marcenaria e manutenção residencial para pessoas trans e travestis

Quando: 14/06 (manutenção residencial) e 18/06 (marcenaria)

Onde: presencialmente, em Salvador, no bairro da Saúde

Como participar: preenchendo o formulário de inscrição até o dia 2 de junho no link – https://forms.gle/4YWqmhyCqt7XdKjM6