Arte e Exposições

Cinema

Literatura

Teatro

Antes de pausa para o Carnaval, Teatro Gamboa faz homenagem à folia

Genilson Coutinho,
14/02/2023 | 20h02
Foto: Luan Boré

Se em fevereiro de 2022 CAMILAS lançou o single “Não Vai Ter Carnaval” e apresentou o show “Vai Ter Carnaval: Um Tributo à Saudade”, em que cantou a festa em uma proposta intimista, em 2023 a artista é a responsável pela prévia da folia no Teatro Gamboa. Isso porque nesta quarta-feira (15), ela comanda o show Carnabissal, às 19h, com a proposta de mergulhar o público no universo carnavalesco através de artistas e músicas que abordem o tema, mesmo não estando no circuito tradicional de Carnaval. O show acontece em formato híbrido, com a presença do público no teatro e transmissão on-line. Os ingressos custam R$15/R$30 e podem ser comprados uma hora antes do espetáculo na bilheteria do Gamboa ou via whatsapp, no número 71 98631-3925, para quem for assistir no local, ou no https://www.teatrogamboaonline.com.br/p/carnabissal-papogamboa para a transmissão.

Inspirado na música “Não Vai Ter Carnaval”, a experiência tem a festa, ou a sua ausência, como metáfora para tratar de algo muito mais profundo: nossos anseios, instabilidades, medos e a ansiedade que nos impede, muitas vezes, de viver. A artista completa: “Se nossa carne é feita de carnaval, somos carnaval o ano todo, não apenas sete dias do ano”. Com musicalidade versátil, o repertório atende ritmos como Marchinha de Carnaval, Bossa Nova e Samba, com releituras para todos os gostos, desde Elis Regina, Moraes Moreira, Elza Soares, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, a Benito di Paula, Roberta Sá, Los Hermanos, entre outros. Além disso, composições de Paulo Giron e Silvio de Carvalho representam a nova cena soteropolitana.

Agora em formato em trio, CAMILAS continua seus mergulhos na Música Popular Brasileira, tendo o carnaval como universo rico de referências. Além de estar acompanhada de José Falcão (violão 7 cordas), que esteve presente no show em 2022, também estará com Carol Pepa, multi-instrumentista que se alterna entre violão, cavaquinho, bateria, pandeiro e outras percussões.

Exposição Corpo-Tronco no Gamboa
O caráter versátil do trabalho que o Teatro Gamboa realiza na programação cultural de Salvador é atestado na agenda do espaço cultural na temporada de verão. Como parte da ocupação Gamboa-Abissal, o equipamento cultural é sede da exposição Corpo-Tronco, do artista Rodrigo Concei, até o final de março, sempre de segunda a sexta, entre 09h e 19h, sábado entre 13h e 19h e domingo 13h às 17h, gratuita (o teatro não abrirá nos dias de Carnaval). Com curadoria assinada por Luan Boré e Camila Jatobá, essa é a primeira coletânea do artista a ser exposta. De acordo com os curadores, os quadros têm a intenção de mergulhar na mente das pessoas e desenhar como se fosse o próprio sonho delas, através de traços finos e firmes que desenham uma realidade paralela. “Galhos frágeis, árvores que nascem do próprio corpo, própria natureza surreal do maior órgão do ser humano, nossa pele. O que te marca? O que te empurra? Quais flores florescem, quais apodrecem? O peso de uma árvore inteira sobre as costas é o suficiente pra viver?(…) São corpos, histórias profundas, questionamentos, movimentos, figuras que se expressam para além de um corpo físico”, antecipa o texto de apresentação da mostra, assinado pelos curadores.