HIV em pauta

Notícias

Alô Prev-teste disponibiliza atendimento e delivery de autoteste para HIV gratuitos

Genilson Coutinho,
23/11/2021 | 21h11
Foto: Genilson Coutinho

O Alô Prev-teste é um serviço que faz parte do projeto PrEP Trans – uma realização do GAPA Bahia e da Atração, com o apoio do UNFPA – e oferece linhas de atendimento (telefone e WhatsApp) para tirar dúvidas sobre HIV e Covid-19, bem como delivery totalmente gratuito do kit de Prevenção Combinada, incluindo autoteste para HIV.

O objetivo é acelerar e fortalecer a resposta ao HIV e Aids na capital baiana, principalmente entre jovens LGBTI+, um dos públicos mais vulneráveis ao vírus (segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, só em 2020 foram notificados 1.701 casos na cidade, sendo 851 (49%) na faixa etária de 20 a 34 anos).

“Consideramos de suma importância ter um canal de comunicação pelo qual os jovens, cada vez mais conectados, possam ligar ou enviar uma mensagem de WhatsApp e sanar dúvidas sobre formas de transmissão, prevenção e testagem para o HIV, se informar sobre PrEP e PEP e muito mais”, pontua Gladys Almeida, coordenadora do Gapa BA. São dois contatos operando de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos: 99308.8687 (9h às 13h) e 99309.0688 (13h às 18h).

Além dos canais de atendimento, é possível solicitar, também, o autoteste para o HIV, que faz parte do Kit de Prevenção Combinada, que contém, ainda, preservativos, gel lubrificante, chuca, máscara e álcool em gel 70% (esses dois últimos, para ajudar a prevenir a Covid-19). O kit é entregue no endereço indicado de forma gratuita e sigilosa – em embalagem lacrada e sem identificação. A solicitação do autoteste é indicada após a exposição a alguma situação de risco, em relação ao HIV, como, por exemplo, uma relação desprotegida.

Seguindo corretamente todos os procedimentos e cumprido o período conhecido como janela imunológica, o autoteste é 99% confiável. Mesmo assim, caso o resultado seja reagente (positivo para o HIV), é preciso realizar um teste confirmatório em um dos Serviços Especializados de Atenção em HIV/Aids. O Kit da Prevenção Combinada inclui um material informativo com os endereços desses serviços. O atendimento, assim como o delivery (que é um apoio do Ministério da Saúde), estarão disponíveis até o mês de dezembro.