In Moda

Aliança LGBTQ+: símbolos e significados

Redação,
04/08/2020 | 11h08

São os mais variados significados e identificações que permeiam a luta da população LGBTQ+. Cores, bandeiras, vestuários e até vocabulário são fontes de conexão em um mundo que marginaliza a diversidade desde sempre.

Uma dessas curiosidades é o anel de coquinho. A biju é produzida a partir da semente de palmeira tucum, típica da Amazônia. Na sua origem, ele era inspirado em teorias religiosas, representava o engajamento em causas sociais, como justiça e igualdade.

Em outras pesquisas, é possível encontrar registros de que o anel de coquinho é utilizado para simbolizar matrimonio ou compromissos de minorias como negros e índios.

Para a ourives Lyssandra Macedo, longe de tirar qualquer simbolismo, mas com a intenção de mostrar diversas oportunidades de selar todas as formas de amor, produziu algumas peças pensadas e dedicadas ao relacionamento LGBTQ+.

Mensagem secreta:
Este colar tem muito significado, dentro dele, pode-se colocar a mais íntima mensagem entre dois casais. Ela ficará guardada no peito de quem ama e está entre os pedidos dos casais homoafetivos para selar o namoro, para presentear a pessoa amada e surpreender com uma gravação especial.

Iguais:
Baseada no anel aro, a premissa foi encontrar uma aliança que comtemplasse um encontro de duas almas. E ela de fato, simboliza dois iguais, pois é uma pessoa usando dois aros. Essa joia chama muito a atenção de casais que querem mostrar que dois podem estar em um só.

Solitário:
Não trabalhamos com estereótipos.
Afinal, elas são o que quiserem, vestem-se de variadas formas e tem suas peculiaridades. E foi assim que nasceu esse anel de compromisso. Pensando em uma pessoa extremamente feminina, que ganhou de sua amada uma joia ímpar e feita sob medida para ela, cravada de brilhantes.

Além das peças sob medida, a ourives se preocupa com o diálogo. Ressignificação de um momento importante e, claro, singularidade. Acreditar em todas as formas de amor e fazer com que seu trabalho alcance a expectativa da diversidade, é dar vida a uma ideia única que partiu de um amor que já sofre demais com o mundo.