Shopping Barra inaugura expansão nesta sexta (28)

Genilson Coutinho,
26/09/2012 | 09h09


Nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, a primeira e tão aguardada expansão do Shopping Barra será aberta ao público, às 9h, com muitas novidades. Atendendo às exigências do mercado, o novo espaço traz novas operações, que vão oferecer muito mais conforto, comodidade e opções de lazer aos seus clientes, além de reforçar o posicionamento do Barra como um grande lançador de tendências do cenário da moda em Salvador. Entre as atrações, destaque para as grandes grifes nacionais e internacionais, megastores, um completo centro de diversão para adultos, adolescentes e crianças, o Barra Gourmet – com opções de renomados restaurantes e horários diferenciados -, além de um novo Deck Park.
“A expansão do Barra reforça o conceito do shopping em proporcionar momentos felizes aos seus clientes. Ainda mais completo, o equipamento oferece mais opções de compras com grifes famosas e atividades de lazer com um espaço de diversão de games eletrônicos completo. Restaurantes de renome nacional e internacional ganham destaque na nova área gourmet. Além disso, vamos trazer o cinema mais sofisticado e moderno do Norte/Nordeste, que será inaugurado em 2013”, afirma o Superintendente do Shopping Barra, José Carlos Poroca.

Com um grandioso projeto arquitetônico e um alto investimento de mais de R$ 120 milhões, a expansão do Shopping Barra deixa o equipamento com aproximadamente 50 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), distribuídos em cerca de 150 mil metros quadrados de Área Construída no total. A Enashopp, administradora do Shopping Barra desde o ano 2000, foi a responsável pelo planejamento, desenvolvimento e comercialização do projeto de expansão, que recebeu investimento do grupo de investidores cotistas do shopping: Aceluz Empreendimentos, Bahia Mall Empreendimentos, Funcef (Fundação dos Economiários Federais), IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Refer (Rede Ferroviária Seguridade Social) e Triluz Empreendimentos e Participações.

“O crescimento do mercado de luxo no Brasil, aliado ao poder de consumo do brasileiro, vem estimulando a dinamização da economia baiana. Salvador ocupa o quarto lugar no ranking nacional das cidades mais promissoras para os negócios de luxo. Tudo isso, aliado ao grande potencial turístico de Salvador e às exigências do consumidor baiano, fizeram com que o Shopping Barra investisse em novas atrações, principalmente no segmento de moda e acessórios, que detêm 26% de participação no setor de varejo de alto padrão”, explica o diretor da Enashopp, Naildo Macedo.

A nova estrutura está construída na antiga área do estacionamento térreo que dá acesso à entrada principal. A facilidade de acesso ficou ainda maior e o novo Deck Park do Barra oferece cerca de 3.000 vagas de estacionamento no total, distribuídas em sete novos pisos de garagem. O acesso interno foi ampliado com a instalação de elevadores ligando os novos pisos de garagem aos pisos de lojas. As escadas rolantes já existentes também atendem à área da expansão. O fluxo de pessoas no shopping terá acréscimo estimado em 35%, superando a marca de 2 milhões de visitantes por mês, além do aumento na geração de empregos diretos e indiretos em 30%, chegando a firmar 3.500 postos de trabalho. Todas as novas lojas e os cinemas, com exceção dos restaurantes do Barra Gourmet, estão localizados no Piso L4.

Uma grande novidade que promete encher os olhos e aguçar o paladar dos clientes é o novo espaço Barra Gourmet, que tem área de 2.500 metros quadrados e contou com um investimento dos lojistas de quase R$ 10 milhões. Seu acesso independente pelo piso L1 e horário diferenciado de funcionamento permitem aos clientes escolher o melhor momento de fazer sua refeição sem se preocupar com o horário de fechamento do shopping. Quem visitar o local também poderá admirar a belíssima vista da avenida Centenário e arredores, proporcionada por janelas panorâmicas que estão estrategicamente instaladas no espaço.

“Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Enashopp pensa cada empreendimento como sendo único. Por isso, elaboramos estratégias de trabalho específicas, que vão desde o planejamento, comercialização e implantação até a administração do negócio. Nosso objetivo é atender às demandas do mercado e alcançar o sucesso dos negócios, buscando os mais altos padrões de excelência”, afirma o diretor da Enashopp, Edison Rezende. Em pouco mais de 10 anos, a Enashopp se tornou referência em um mercado extremamente competitivo.

PROJETO ARQUITETÔNICO
A Enashopp foi a responsável pelo planejamento e desenvolvimento da expansão do Shopping Barra, cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Caramelo Arquitetos Associados, fundado há 40 anos pelo arquiteto baiano Antônio Caramelo. A nova estrutura tem como destaque a fachada moderna, totalmente revestida em vidro e alumínio composto. Já a construtora responsável foi a Andrade Mendonça, referência na construção de shopping centers, hipermercados e residenciais de alto padrão, com destacada experiência em obras sustentáveis.
Além da expansão, o projeto arquitetônico inclui a renovação e modernização dos espaços já existentes no atual shopping, totalizando um investimento de cerca de R$ 12 milhões para realização de benfeitorias. Cento e cinquenta novas câmeras de segurança com sistema de última geração estão sendo instaladas, além da modernização do revestimento da fachada Leste do shopping, trocas dos revestimentos dos pilares, jardineiras e paredes, modernização do Guarda Corpo / Gradio, modernização dos sanitários e hall sociais e substituição de 12 escadas rolantes e a modernização do revestimento de 32 unidades.
“O projeto foi feito pensando na integração entre o prédio atual e o novo expandido, a fim de trazer mais conforto, funcionalidade, modernidade e elegância ao shopping. Ou seja, o Barra está novo, melhor, mais bonito e ainda maior”, afirma o Diretor da Enashopp, o arquiteto Alexandre Manzalli.
MIX DE LOJAS
MODA
Referência quando o assunto é moda, muitas novas marcas estão presentes na expansão do Shopping Barra. Umas das grandes novidades são as grifes famosas Le Lis Blanc e Noir, Le Lis, que chegam ao Shopping Barra com uma megastore com mais de 700 metros quadrados. Sinônimo de luxo e elegância, a flagship store – loja com conceito inovador – oferece a linha de moda feminina completa da Le Lis Blanc, com produtos elegantes e femininos, inspirados nas últimas tendências internacionais. A marca oferece uma ampla linha de produtos para diversas ocasiões, que vão deixar o guarda-roupa das mulheres com peças versáteis, inovadoras e de bom gosto. O cliente do Barra poderá ainda visitar a ala exclusiva de acessórios da marca, que traz sapatos, cintos e bolsas. Com mais de 200 itens, que vão desde os cuidados com a pele até um mix completo de produtos de maquiagem para o rosto, lábios, olhos e unhas, a marca traz ainda todo o requinte e bom gosto dos produtos de Maquiagem e Bem Estar oferecidos pela Le Lis Blanc Beauté. Já quem procura por itens do segmento de homewear, encontrará na Le Lis Blanc Casa mais de 800 itens, como