Comportamento

HIV em pauta

Saúde

#1deDezembro: PrEP1519 na prevenção ao HIV e conscientização jovem

Genilson Coutinho,
01/12/2021 | 10h12
Foto: Divulgação

Hoje é 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data vem para reforçar as lutas que giram em torno do HIV. Romper com estigmas que rondam o vírus, honrar a memória de quem perdeu a vida por conta da Aids, apoiar quem vive com HIV, buscar a melhoria e a acessibilidade de serviços e atendimentos ou incorporar inovações são algumas das várias necessárias iniciativas fortalecidas pelo dia.

Recentemente, o Brasil adotou a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) como estratégia de prevenção combinada para populações-chave na pandemia de HIV, como homens cisgêneros gays, bissexuais ou que se enquadrem na categoria homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transexuais ou travestis – pandemia hoje agravada pela da COVID-19. A PrEP é uma medida de prevenção do HIV de uso oral e diário que consiste em um comprimido composto por medicamentos antirretrovirais. Existem pesquisas que mostram que a PrEP pode ser altamente protetora contra o HIV, chegando em uma eficácia de até 98% se utilizada da maneira correta. O medicamento atualmente está liberado no SUS somente para maiores de 18 anos e é uma forma a mais de prevenção do HIV, mas não substitui o uso de preservativo, pois não previne contra a transmissão das demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Contudo, embora existam tendências de crescimento de HIV entre os jovens com idade menor de 25 anos, não existem ainda, no país, diretrizes específicas para o uso da PrEP entre adolescentes menores de 18 anos. Além disso, as pesquisas de efetividade de uso por adolescentes são ainda escassas, bem como a descrição dos desafios éticos e operacionais que envolvem a tomada diária de antirretrovirais por adolescentes que não possuem total autonomia jurídica e ainda estão em fase de desenvolvimento anátomo-corporal. 

Desse modo, o PrEP 1519 é uma pesquisa que visa contribuir com a diminuição da incidência do HIV entre essa população, além de avaliar a efetividade da PrEP entre o público analisado. O objetivo é que essa profilaxia torne-se uma política pública acessível também para adolescentes. O PrEP1519 é um estudo multicêntrico desenvolvido em três capitais brasileiras: Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Podem participar jovens de 15 a 19 anos que se identifiquem como homens cisgêneros gays, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens (HSH) ou mulheres transexuais ou travestis que morem na região metropolitana de alguma das três cidades que fazem parte do projeto.

O projeto PrEP1519 oferece aos e às participantes um conjunto de ações de cuidado com a saúde sexual, como: testagem para detecção de HIV, incluindo o autoteste, e testagens para outras ISTs (sífilis, hepatite B e C, clamídia e gonorreia). Outras iniciativas envolvem também a oferta de materiais informativos (impressos ou via mídias sociais), aconselhamento sobre HIV e outras ISTs, preservativos, gel lubrificante, Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), encaminhamento para vacinação contra hepatites virais (A e B) e papilomavírus humano (HPV) na rede municipal de saúde.

Tais iniciativas funcionam, ainda, como oportunidade de levar essa população chave para o ambiente de saúde com o acolhimento adequado. Jovens com interesse em participar da pesquisa podem entrar em contato por meio do site oficial do PrEP 1519 (PrEP1519.org) ou pelas redes sociais de cada cidade. O núcleo de Salvador está no Instagram @preparasalvador, o de Belo Horizonte no @nodeumatch e o de São Paulo no @vcprepsp. Embora a pesquisa aconteça nacionalmente, cada núcleo do projeto atua de modo local, considerando o fator regionalidade para atender as especificidades das pessoas participantes ou interessadas em participar do estudo. Além disso, o PrEP 1519 possui, em sua própria formação, membros da comunidade LGTBQIA+ e, por meio de educadores e educadoras par, fortalece o community engagement (ou mobilização comunitária) em prol da resolução de questões da população chave abarcada pela pesquisa.

O início da inclusão e acompanhamento dos e das participantes no PrEP 1519 foi em 2019, e as pessoas que participam do projeto podem realizar avaliações clínicas, psicossocial e exames laboratoriais – e possuem, ainda, a oportunidade de escolher pelo uso de PrEP e/ou outras medidas de prevenção do HIV e de ISTs.

A Unitaid, agência das Nações Unidas (ONU), é financiadora do projeto PrEP 1519, que conta ainda com apoio do Ministério da Saúde e de Secretarias de Saúde, que disponibilizam os medicamentos da PrEP, além de antibióticos, vacinas e outros insumos de prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O estudo segue as normas éticas para pesquisa com seres humanos vigentes no Brasil e foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Faculdade de Medicina da USP, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituições envolvidas na realização e execução do PrEP 1519.

Amanda Selfie: a primeira robôa travesti da América Latina

Uma outra iniciativa do PrEP 1519 é o investimento em inovação tecnológica para a prevenção de HIV/aids e outras ISTs. Com o uso de inteligência artificial, foi desenvolvida a primeira robôa travesti da América Latina: a Amanda Selfie. Ela foi concebida para tirar dúvidas sobre sexo, identidade de gênero e sexualidade e cultura LGBTQIA+, bem como para identificar práticas de risco para o HIV e ISTs, e facilitar o acesso aos serviços de prevenção. Amanda Selfie possui uma linguagem que chama a atenção do público jovem e adolescente abarcado pelo projeto e está on-line, 24 horas por dia, basta chamá-la para conversar pelo site oficial do projeto (Prep1519.org), ou no Facebook: @amandaselfie.