Cinema

No Circuito

14ªCineBH Universo LGBTQIA+ é tema de curtas e roda de conversa da Mostra A Cidade em Movimento

Redação,
31/10/2020 | 14h10

A intensa e diversificada programação gratuita da 14ªCineBH prossegue neste sábado, dia 31, e a Mostra A Cidade em Movimento apresenta sua segunda sessão intitulada “Corpos Dissidentes”. Produzidos de forma independente em Belo Horizonte e região metropolitana, os filmes podem ser vistos até 2 de novembro no site www.cinebh.com.br.

Os três curtas selecionados “Looping”, de Maick Hannder; “Exu matou um pássaro”, de Vinícius Sassine e “Babi & Elvis, de Mariana Borges transitam pelo universo LGBTQIA+. Corpos que renunciam aos padrões hetero e cisnormativos buscam falar da diversidade sexual, liberdade, amor e invenção; encontros, olhares e ritos de passagem traduzem gestos políticos de uma comunidade que se coloca e se impõe na dinâmica social e também nas telas do cinema.

Para debater as questões apontadas nos três títulos e suas relações com a urbanidade, a mostra promove a Roda de Conversa “Corpos Dissidentes”, às 19 horas. O bate-papo virtual com os realizadores dos três filmes terá a participação especial de Juhlia Santos, jornalista, performer e produtora. A mediação será de David Maurity – ator, apresentador e dramaturgo.

Sinopse dos filmes

Looping – Direção: Maick Hannder

Vi um garoto atravessando a rua hoje.

Exu Matou Um Pássaro – Direção: Vinicius Sassine

Violeta volta ao Brasil depois de 20 anos na Espanha. No país onde nasceu, ela tem um encontro marcado com uma obrigação, com a família que restou, com uma nova identidade e com a estranheza de estar de volta a um lugar que nunca foi seu.

Babi & Elvis – Direção: Mariana Borges

Babi vai se casar com Elvis no Bar do Fernando.

**

O EVENTO EM NÚMEROS

15 PAÍSES MARCAM PRESENÇA NO EVENTO

Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Itália, México, Portugal, Suiça e Uruguai

CINCO DIAS DE EVENTO

PROGRAMAÇÃOGRATUITA

54 FILMES DE 12 PAÍSES

16 DEBATES, PAINÉIS, RODAS DE CONVERSA E ESTUDO DE CASO

1 OFICINA

4 MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

3 LABORATÓRIOS DE ROTEIRO

31 CONVIDADOS INTERNACIONAIS NO CENTRO DOS ENCONTROS DE COPRODUÇÃO

4 SESSÕES CINE-ESCOLA

MOSTRINHA DE CINEMA

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG |GOVERNO DE MINAS GERAIS

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI:WORLD CINEMA FUND(Alemanha), NUEVAS MIRADAS – EICTV(Cuba), BIOBIOCINE(Chile), CONECTA – CHILE DOC(Chile),  MAFF(Espanha), DOCSP(Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR(Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH / PROJETO PARADISO(Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL