XI Mercado Cultural movimenta Salvador

Sem categoria
2 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

Sete atrações internacionais e 14 nacionais, de música, teatro e cultura popular, reúnem-se na 11ª edição do MERCADOCULTURAL, que, em 2011, volta a acontecer em duas etapas, repetindo um desdobramento bem-sucedido no ano anterior. A primeira é a Caravana Culturaliniciada no dia 26 de novembro e que prossegue ate 1o de dezembro, percorrendo cinco municípios o interior da Bahia. As apresentações em Salvador ocorrem de 2 a 7 de dezembro, no Teatro Castro Alves, Solar Boa Vista, Teatro de Pano (nestes espaços, a programação é gratuita) e Teatro Vila Velha.

A programação artística internacional conta com Chris Combette (Guiana Francesa), Papa Zon (Guiana Francesa/Burkina Faso), a dupla Houria Aïchia & L’Hijâz’Car (Argélia/França), Atri N’Assouf (Mali), Polyphonia Ensemble Berlin (Alemanha),  o grupoExploration of Colors e Jeong Ga Ak Hoe, ambos da Coreia. Ainda na área de música, as atrações baianas

Viola de Arame, Neojibá e Marcelo Ganem se dividem entre a programação da capital e do interior. Também participam desse mosaico grupos de cultura tradicional do estado da Bahia, como O Boi Estrela (Ipiau), Boi de Dona Laurinha (Dário Meira), Fanfarra Municipal de Ibirataia, Terno de Reis Raiz do Umbuzeiro (Manoel Vitorino), Samba de Dona Dete (Dário Meira), Terno de Reis do Lagoão (Boa Nova), dentre outros, que se participam da caravana pelo interior do estado

Em Salvador, além da programação musical, que se concentra no TCA, o MERCADO CULTURAL conta com apresentações de teatro e exposição de artes visuais. Do Rio de Janeiro, o grupo Contadores de Histórias mostra o espetáculo Flutuações, que seinspira nas famosas xilogravuras japonesas Ukiyo-e e em situações do cotidiano fotografadas pelo grupo nas ruas da cidade de Paraty. Da Bahia, o Grupo Via Magia de Teatro apresenta seu mais novo trabalho, Engenho K, uma adaptação de O Processo, de Kafka.

Caravana Cultural

A Caravana Cultural vai percorrer as cidades de Ibirataia, Valentim, ipiau, Boa Nova e Dário Meira, localizadas na região do Médio Rio das Contas, Itabuna e Vitória da Conquista. Além das apresentações, os participantes poderão ter experiências coletivas como a Acolhida Comunitária, que propõe a hospedagem em casas das famílias locais.

A Caravana vai propor, ainda, a construção de um plano de gestão participativa para a região com a colaboração da comunidade e associações, desde a recepção dos participantes e visitantes, a organização das feiras, mostras artísticas, exposições, e trilhas ecológicas.

MERCADO CULTURAL tem sido uma das principais plataformas de exportação da música e das artes brasileiras. O projeto tem objetivo de fomentar e fortalecer o intercâmbio entre a produção artística mundial e os movimentos culturais locais, nas áreas de música, dança, artes cênicas, artes visuais e cultura popular do Brasil e do mundo. Realizado pelo Instituto Casa Via Magia, o MERCADO CULTURAL tem direção geral de Ruy Cezar e curadoria musical de Benjamim Taubkin.

Confira programação

 

Mostra Internacional  Salvador

De 02 a 07 de dezembro – Salvador

• Exposição • Mostra de Teatro • Mostra de Música

02 a 04.12 – Exposição

02 a 04.12 – Foyer Teatro Castro Alves

Exposição Territórios da Bahia e Economia Criativa

Exposição Guardados

02 a 04.12 – Mostra de Música

02.12 – Teatro Castro Alves – Sala Principal

20h – Atri N’Assouf (Mali)

21h – Houria Aïchi & L’Hijâz’Car (Argélia/França)

03.12 – Teatro Castro Alves – Sala Principal

20h – Neojibá (BA) e Polyphonia Ensemble Berlin (Alemanha)

03.12 – Solar Boa Vista de Brotas

22h – Dj Opreto (BA) e VJ Bárbara Tércia (BA), Chris Combette e Papa Zon (Guiana Francesa/Burkina Faso)

04.12 – Teatro Castro Alves – Sala Principal

20h – Exploration of Colors  (Coréia)

21h – Jeong Ga Ak Hoe (Coréia)

03 a 07.12 – Mostra de Teatro

03 e 04.12 – Teatro de Pano / Casa Via Magia

18h – Engenho K – Grupo Via Magia (BA)

06 e 07.12 – Teatro Vila Velha

18h e 20h – Flutuações – Grupo Contadores de Estórias (RJ)