X Panorama Internacional Coisa de Cinema oferece oficina gratuita de crítica cinematográfica

Sem categoria
12 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho


Estão abertas as inscrições para a Oficina de Fruição e Crítica Cinematográfica do IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, que será ministrada pelo crítico, pesquisador e jornalista João Carlos Sampaio, entre os dias 27 e 31 de outubro. A participação é gratuita e os candidatos serão pré-selecionados mediante o envio de uma resenha crítica ou texto opinativo de autoria própria sobre algum filme exibido este ano no circuito de cinema. Os interessados devem também responder às seguintes perguntas: 1 – O que mais te interessa num filme? E na experiência de ver filmes?; 2 – Em sua opinião, qual a contribuição da crítica de cinema para a arte cinematográfica?
Vinte candidatos serão escolhidos para participar da atividade, que tem como objetivo possibilitar a percepção dos elementos técnicos e estéticos fundamentais para a avaliação de uma obra audiovisual. Cinco participantes da oficina serão selecionados para participar do Júri Jovem do Panorama, o que significa que terão livre acesso aos filmes da competição oficial e serão responsáveis por esta premiação específica. Outras três pessoas serão escolhidas para escrever resenhas críticas dos filmes da competitiva nacional, que serão publicadas no site do Panorama.
Os diferentes formatos de leitura fílmica, estudo do roteiro, aspectos da direção de arte no cinema, fotografia e câmera, montagem e finalização são os temas centrais da oficina, ministrada desde a 6ª edição do Panorama. As aulas acontecerão sempre das 8h30 às 11h30, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha e horários extras serão agendados para leitura e avaliação dos textos produzidos pelos alunos. Para se inscrever basta enviar o material solicitado para panorama@coisadecinema.com.br até o dia 12 de outubro. É necessário colocar o nome da oficina como assunto da mensagem.