Workshop da ONU voltado para projetos sobre commodities agropecuários acontece na Unijorge

Serviços
17 de abril de 2019
por Genilson Coutinho

A Unijorge vai capacitar, pelo segundo ano, interessados em submeter projetos ao Comitê Consultivo do Fundo Comum de Commodities da ONU – CFC. O workshop tem como objetivo oferecer aos participantes insumos necessários à estruturação, formatação e captação de recursos para projetos ligados a commodities agropecuários, como madeira, algodão, gado, peixe, café, frutas, mel, flores, leite, entre outros. O CFC conta com recursos na ordem de US$ 20 milhões (por ano) para financiar projetos aprovados e selecionados no mundo inteiro. O desafio é levar mais projetos da Bahia e do Brasil para os editais do CFC.

A capacitação, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, será feita em parceria com a Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Comex) da Associação Comercial da Bahia (ACB) e trará o presidente e único brasileiro do Comitê do Fundo da ONU, Wilson Andrade – um dos facilitadores do curso. Andrade também é diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF.

O workshop é uma iniciativa do curso de Relações Internacionais da Unijorge, que busca contribuir de maneira direta com a sociedade. “Um dos papeis da universidade é gerar conhecimento que seja útil para as pessoas, que contribua para o desenvolvimento econômico, social e de cidadania. Nossa missão é dar esta oportunidade ao participante de, não somente identificar um fundo que pode financiar projetos que trarão desenvolvimento local, mas também aprender como conseguir esses recursos”, explica Matheus Souza, coordenador do curso de Relações Internacionais.

As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 24 de abril. Serão trinta vagas direcionadas a produtores, gestores, consultores e estudantes (de graduação, pós-graduação ou egressos). Os interessados podem se inscrever pelo e-mail andrea.santos@unijorge.edu.br, com assunto “Nome completo + Inscrição II Workshop CFC-UNIJORGE/COMEX-ACB”. Além de currículo resumido, é solicitada a cópia do RG, CPF e carta de intenções com no máximo 10 linhas.

A próxima reunião do CC do CFC acontece no início de julho e vai julgar os projetos que foram apresentados no edital que venceu no dia 15 de abril. Um novo edital para seleção de projetos será publicado em agosto para análise em janeiro de 2020. “Com isso se amplia a oportunidade de financiamento para pesquisas e projetos de desenvolvimento de commodities na Bahia e no Brasil. Já conseguimos levar e aprovar um projeto baiano que recebeu apoio de US$ 1,5 milhão para projeto com cítricos em Pojuca, na Bahia”, informa Wilson Andrade, empresário, economista e presidente do CC.